Projeto Albatroz alça voo rumo à 1ª edição da Rio Ocean Week, no Museu do Amanhã
Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, evento teve a participação da equipe do projeto em palestras, atividades e ações de educação oceânica
Após marcar presença na edição paulista, chegou a vez do Projeto Albatroz alçar voo em direção ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para participar da primeira edição da Rio Ocean Week. Realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, o evento faz parte da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e foi promovido pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.
A equipe de educação ambiental chegou ao Rio de Janeiro com um estande repleto de atividades que buscavam gerar provocações e questionamentos sobre a conservação do oceano, lar de espécies ameaçadas de extinção, como os albatrozes e petréis. Além disso, materiais interativos permitiam conhecer as mais de 10 espécies de procelariformes que se alimentam em águas brasileiras, as principais ameaças à sua sobrevivência, como a poluição por plástico e a interação com barcos de pesca, e as medidas simples que podem ser tomadas para protegê-las. Uma novidade no estande foi a realização de uma oficina de bottons, em que cada visitante pôde escolher seu albatroz favorito e, com a ajuda da equipe, montava seu botton personalizado.
O Projeto Albatroz, que tem patrocínio da Petrobras, e é parte da Rede Biomar ao lado dos projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, participou de um painel especial na seção Ideias Azuis, criada para discutir caminhos para um oceano sustentável. Com o título "Rede Biomar: sensibilização para a conservação do oceano", o painel propôs uma discussão sobre como as pessoas podem se engajar no tema a partir da sensibilização, do contato com a temática oceânica. Durante a apresentação, foram destacados os dados obtidos por uma pesquisa feita pela rede em parceria com o Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O documento pode ser consultado neste link.
Tatiana Neves, fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, que tem patrocínio da Petrobras, destacou a importância de se discutir cultura e conservação oceânica poucas semanas antes da edição brasileira da COP30: “A Rio Ocean Week nos permitiu unir forças e vozes importantes para reforçar a mensagem sobre a urgência da conservação da biodiversidade oceânica para o futuro do planeta e relembrar que são os jovens que poderão levar essa mensagem adiante, por meio de sua relação com as regiões costeiras e marinhas".
Durante os dias de evento no Rio de Janeiro, a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada à USP, lançou o “Manifesto pelo Futuro do Oceano”, um chamado global para que a pauta oceânica tenha protagonismo nas decisões climáticas, especialmente na COP30, que será realizada em Belém (PA). O manifesto está aberto para assinatura de apoiadores na plataforma Avaaz.
Todos os painéis e debates da Rio Ocean Week estão disponíveis gratuitamente no canal da Cátedra UNESCO no YouTube.
Leia mais
+ Notícias

1º Encontro Petrobras Socioambiental de São Paulo ...
Evento em Santos (SP) reuniu projetos sociais e socioambientais patrocinados pela empresa em ações ...
24/10/2025
24/10/2025 Leia mais
Ações de sensibilização de longo prazo transforma ...
Estudo inédito da Rede BIOMAR e do Programa Maré de Ciência da UNIFESP revela que projetos de conser...
22/10/2025
22/10/2025 Leia mais



















