X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Praias de Saquarema (RJ) recebem educação ambiental do Albatroz pela primeira vez na temporada de verão

2

Projeto Albatroz, Bandeira Azul e a prefeitura da cidade realizaram ações nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro

Certificada no últimos mês de novembro pelo Programa Bandeira Azul, que é uma certificação para praias sustentáveis, a praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), recebeu o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, para realizar duas ações de educação e sensibilização ambiental com banhistas durante a temporada de verão. As ações aconteceram em dois sábados, 28 de janeiro e 4 de fevereiro, dia da semana em que a praia recebe a maior quantidade de público.

Na primeira data, a tenda de atividades do Programa Bandeira Azul e do Projeto Albatroz foi instalada na Praia de Itaúna, no trecho próximo ao Corpo de Bombeiros. Por lá, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz e os jovens do Coletivo Jovem Albatroz, organizaram atividades com o público e conversaram com os banhistas sobre a relação entre o turismo nas praias e a conservação marinha, em especial no que diz respeito ao descarte incorreto de resíduos plásticos.

Materiais de educação ambiental e sensibilização do público sobre este grupo de aves oceânicas, considerado o mais ameaçado do mundo, como o Painel de Asas, encantaram o público. No painel, é possível comparar a envergadura de um albatroz-viageiro (Diomedea exulans), que pode chegar a 3,5m, com a de aves populares, como bem-te-vi e fragata.

Já no dia 4 de fevereiro, a ação aconteceu na Praia da Vila, outro ponto bastante movimentado aos finais de semana. Por lá, os jovens do CJA e a equipe de educação ambiental propuseram atividades com as crianças, utilizando o Jogo da Memória do Albatroz e a História em Quadrinhos da Albatrupe, como uma forma de aproximar as características dos albatrozes e petréis, bem como as ameaças que enfrentam em alto-mar, do universo infantil, de forma lúdica e divertida.

As atividades também levaram ao conhecimento do público a problemática da captura incidental das aves marinhas pela pesca de espinhel, bem como as medidas desenvolvidas para mitigar este problema. Entre os materiais disponíveis, havia uma réplica de linha de pesca com uma isca e um hookpod, dispositivo que envolve o anzol em uma cápsula e só faz sua liberação a mais de dez metros de profundidade. Testado em frotas pesqueiras do Brasil e do exterior, o hookpod pode impedir que albatrozes e petréis sejam fisgados pelo anzol e morram afogados.

Os dois eventos, além de estimularem a curiosidade e a sensibilização ambiental dos visitantes, também abordaram a importância do descarte correto de resíduos para que não sujem e contaminem a praia, em especial bitucas de cigarro e lixos plásticos, que ameaçam a qualidade da água e a fauna marinha. 

Boas práticas em prol do oceano

Na opinião da educadora ambiental do Projeto Albatroz, responsável pelas atividades do Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, estabelecer diálogos com os banhistas, oferecer informações e provocar reflexões são atividades essenciais para a conservação de praias sustentáveis. “Nós acreditamos que é preciso conhecer para conservar. Por isso, levamos atividades que estimulam o pensamento crítico dos visitantes e a troca de ideias”, explica. “Quando conhecem as problemáticas da conservação marinha, eles são sensibilizados para agir em prol do oceano e das espécies que nele habitam”.

Coordenadora do Programa Bandeira Azul em Saquarema, Marcelli Ladeira afirmou que as atividades de educação ambiental são essenciais para a manutenção do selo sustentável nas praias e que as atividades geraram impactos positivos. “O Projeto Albatroz é uma referência, com 32 anos de estrada, de conhecimento, de banco de dados e informações preciosíssimas que podem ser transmitidas a nossa comunidade. Nossa cidade é predominantemente turística, então é de extrema necessidade que não só a comunidade local, como também os visitantes, tenham conhecimento da importância da conservação da fauna marinha e dos impactos do lixo plástico, ainda mais na Década do Oceano”. 

Programa Bandeira Azul

Presente no Brasil desde 2004, o Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional de qualidade de gestão ambiental de praias marítimas, fluviais, lacustres e marinas. Ele foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR). Pleitear sua certificação envolve atender a uma série de exigências de conservação ambiental, educação e envolvimento com o poder público e comunidades locais.

Obter o selo é uma garantia de que a praia atende a critérios de acessibilidade, infraestrutura, saneamento, limpeza, segurança e gerenciamento ambiental. A certificação assegura o monitoramento da balneabilidade da praia, banheiros limpos, instalações adequadas para pessoas com deficiência, equipe de guarda-vidas, primeiros socorros, atividades de informação e educação ambiental.

Mais informações em: http://www.bandeiraazul.org.br/

Projeto Albatroz na Região dos Lagos

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação do Projeto Albatroz está sendo construído em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

 

5 1 3 4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais