• Portugues
  • English
  • Spanish

Possível medida mitigadora terá nova versão testada

Hook Pod

 

Em março, a equipe técnica do Projeto Albatroz realizará embarque para testar nova versão do hook pod, um dispositivo que pode ser usado como mais uma medida mitigadora para evitar a captura de albatrozes e petréis. O objetivo, desta vez, é superar  imprevistos como o rompimento do aparelho e a pouca duração da bateria.

O hook pod “encapsula” e esconde o anzol por até 10 metros de profundidade evitando, dessa forma, que a isca fique disponível na superfície e atraia as aves oceânicas (muitas vezes, ao tentar comer as iscas, elas ficam presas nos anzóis e morrem afogadas). Como é sensível à pressão verificada nesse nível de profundidade, o aparelho desarma e libera o anzol com a isca. Também possui uma luz que funciona com uma bateria, usada para atrair peixes grandes, como atum e meca, principais alvos da pesca de espinhel.

Em testes anteriores, o equipamento se rompeu possivelmente porque foi submetido a profundidade e pressão maiores; além disso, sua bateria durou pouco. Esta nova versão tentará superar esses incidentes. Seu primeiro teste será realizado no próximo mês e os definitivos serão concluídos em julho e agosto deste ano, meses que concentram maior número de aves na área de pesca.

O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do BirdLife’s Global Seabird Programme, que realiza  a conservação de aves em aproximadamente 100 países e do qual faz parte o Programa Albatross Task Force (ATF), representando pelo Projeto Albatroz no Brasil. O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Leia mais

+ Notícias

Design sem nome (2)

BAAP oferece quase dez mil amostras biológicas par...

Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis recebe e cataloga amostras de aves, al...

18/11/2022

18/11/2022 Leia mais
6(1)

Curso para educadores ambientais em Vitória (ES) p...

Ação foi realizada pelo Projeto Albatroz em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, utilizando como f...

15/11/2022

15/11/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais