Possível medida mitigadora terá nova versão testada
Em março, a equipe técnica do Projeto Albatroz realizará embarque para testar nova versão do hook pod, um dispositivo que pode ser usado como mais uma medida mitigadora para evitar a captura de albatrozes e petréis. O objetivo, desta vez, é superar imprevistos como o rompimento do aparelho e a pouca duração da bateria.
O hook pod “encapsula” e esconde o anzol por até 10 metros de profundidade evitando, dessa forma, que a isca fique disponível na superfície e atraia as aves oceânicas (muitas vezes, ao tentar comer as iscas, elas ficam presas nos anzóis e morrem afogadas). Como é sensível à pressão verificada nesse nível de profundidade, o aparelho desarma e libera o anzol com a isca. Também possui uma luz que funciona com uma bateria, usada para atrair peixes grandes, como atum e meca, principais alvos da pesca de espinhel.
Em testes anteriores, o equipamento se rompeu possivelmente porque foi submetido a profundidade e pressão maiores; além disso, sua bateria durou pouco. Esta nova versão tentará superar esses incidentes. Seu primeiro teste será realizado no próximo mês e os definitivos serão concluídos em julho e agosto deste ano, meses que concentram maior número de aves na área de pesca.
O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do BirdLife’s Global Seabird Programme, que realiza a conservação de aves em aproximadamente 100 países e do qual faz parte o Programa Albatross Task Force (ATF), representando pelo Projeto Albatroz no Brasil. O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Leia mais
+ Notícias

Caso de ave marinha anilhada no Oceano Índico e re...
Pardela-preta viajou mais de 10 mil km e foi resgatada e reabilitada pelo PMP-BC/ES, destacando a re...
03/12/2025
03/12/2025 Leia mais
Exposição fotográfica celebra os 10 anos do Coleti...
Visitantes poderão conhecer a história e as principais conquistas do grupo, que já formou mais de 17...
25/11/2025
25/11/2025 Leia mais




