X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Para estimular um novo olhar sobre o meio ambiente, Projeto Albatroz realiza curso de fotografia da natureza

4_2

Atividade conduzida pelo fotógrafo e coordenador administrativo financeiro da instituição aconteceu em Cabo Frio (RJ) 

As fotografias são parte importante do trabalho de conservação ambiental e marinha: elas permitem registrar espécies para identificação, quantificar animais ameaçados, documentar comportamentos e também inspirar as pessoas sobre belezas pouco conhecidas. No mês do meio ambiente, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, realizou um curso de fotografia da natureza para exercitar o olhar fotográfico do público em Cabo Frio (RJ).

No total, dez pessoas participaram da atividade, entre fotógrafos profissionais e amadores. O curso, conduzido pelo fotógrafo e coordenador administrativo financeiro do Projeto Albatroz, Bruno Assis, contou com duas etapas: uma seção teórica em campo e uma saída de campo para a prática coletiva. 

A parte teórica aconteceu nas dependências da Universidade Veiga de Almeida (UVA), parceira do Projeto Albatroz desde 2014, e envolveu os participantes em explicações sobre o funcionamento dos mecanismos das câmeras, princípios básicos da fotografia e técnicas de enquadramento, composição, uso criativo da luz e de edição de imagens. Eles também aprenderam sobre a biologia dos albatrozes e petréis e os desafios da sua conservação, bem como o trabalho realizado na Região dos Lagos para sensibilizar o público sobre o tema.

Em seguida, já no final da tarde, foram à campo para colocar os aprendizados em prática. Com ajuda de Bruno Assis, os participantes testaram as técnicas de enquadramento e composição com uma vista privilegiada da Lagoa de Araruama, registrando imagens da costa. 

Para Bruno Assis, a fotografia é uma arte que exige técnica, mas principalmente sensibilidade no olhar. “É interessante ver como cada indivíduo tem uma sensibilidade própria dentro de si, e conforme trabalhamos as técnicas dentro e fora da sala de aula, são desenvolvidas habilidades para enxergar cenas despercebidas pelos outros. Com este curso, nosso objetivo foi capacitá-los para que consigam despertar o olhar fotográfico descobrindo novas paisagens e belezas naturais para compartilharem com o público”, explica. “A fotografia é uma importante ferramenta de educação e sensibilização ambiental”. 

Projeto Albatroz na Região dos Lagos

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação do Projeto Albatroz está sendo construído em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

 

2_2 3_2 1_2

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais