X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Projeto Albatroz participa de coleta de mais de uma tonelada de resíduos

2

Atividades aconteceram nas cidades de Santos (SP) e Cabo Frio (RJ) em parceria com instituições locais

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 13 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam no oceano todos os anos devido à ação humana, contribuindo para a mortandade de espécies de animais já ameaçadas de extinção, poluindo a água com metais pesados e substâncias tóxicas, e diminuindo a capacidade do oceano de absorver o gás carbônico e devolver o oxigênio para a atmosfera, funcionando como o principal pulmão do planeta. Para sensibilizar as pessoas sobre os efeitos do consumo desenfreado e o descarte irregular de materiais plásticos, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, se uniu a dezenas de parceiros para participar de mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no dia 16 de setembro. Este ano, as equipes marcaram presença nas cidades de Santos (SP) e Cabo Frio (RJ). 

Em Santos (SP), na Baixada Santista, o evento organizado pelo Instituto Mar Azul (IMA) e a Secretaria de Meio Ambiente aconteceu na Praia do Gonzaga, em frente à Praça das Bandeiras, e contou com a participação de mais de mil voluntários de empresas, universidades, instituições de conservação, escolas e academias.

Em pouco mais de três horas, os voluntários recolheram 94 kg de resíduos variados. No total, foram 12.566 unidades de plásticos diversos, 9.101 bitucas de cigarros, 3.777 pedaços de isopor, 914 metais diversos, além de 2.851 unidades de outros resíduos que foram encaminhados para os serviços de descarte responsável e reciclagem do município.

Durante o evento, diversas organizações voltadas à conservação do oceano e de sua biodiversidade, incluindo o Projeto Albatroz, montaram tendas com atividades de educação ambiental e informações sobre o impacto do lixo plástico nesse ecossistema. O Projeto Albatroz atraiu o público para falar sobre a conservação dessas aves oceânicas com banners, uma réplica de globo terrestre inflável que mostra as rotas de voo de diversas espécies de albatrozes e Cards das ODS, nos qual o público é convidado a conhecer o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e exemplo práticos para desenvolvê-los no dia a dia.

Região dos Lagos

Já em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, o Projeto Albatroz foi convidado a integrar uma grande rede de ações para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, organizada pelo Projeto Mar Sem Lixo e pela Prefeitura de Cabo Frio. Com cerca de 450 voluntários, as atividades se espalharam por praias e pontos turísticos da cidade com o objetivo de coletar materiais antes que chegassem ao oceano, poluindo a água e colocando espécies animais em risco.

Diferentes grupos se reuniram nas praias do Forte, na região do Lido; Peró e Conchas; Foguete, na altura do Clube Militar e Lagoa Vermelha; Dunas do Peró, em frente ao Condomínio dos Pássaros; Pontal do Peró, na Caravelas do Peró; Praia do Siqueira, em frente a Colônia de Pesca; Palmeiras, no Quiosque do Pelé; Ilha do Japonês; Gamboa, na Colônia de Pesca. 

Um dos pontos de limpeza foi o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, próximo ao Canal do Itajuru. Por lá, voluntários da instituição, equipe e integrantes do Coletivo Jovem Albatroz fizeram o recolhimento de materiais que chegam às margens do centro, trazidos pela maré. 

Na oportunidade, os educadores ambientais do Projeto Albatroz conversaram com os voluntários sobre o impacto do plástico não apenas no oceano, mas também na vida de aves marinhas como albatrozes e petréis. Ao confundirem pedaços de plástico com alimento, muitas aves fazem a ingestão desse material que não é digerido e pode provocar a morte por inanição. Os materiais plásticos também podem ficar enroscados nos animais marinhos, além de causar intoxicação por conta da liberação de metais pesados. 

"Não conseguimos falar sobre o lixo plástico sem falar do consumo desenfreado de produtos, roupas, embalagens e outros itens que poluem as praias e o oceano", explica Yago Ferreira, educador ambiental do Projeto Albatroz. "Por isso, levamos os voluntários a refletir sobre o impacto das nossas escolhas pessoais e locais na situação global do oceano. Ao consumir de forma consciente, reciclar, reutilizar, trocar e descartar de forma correta, protegemos a natureza única e diversa da nossa região".

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O World Cleanup Day é um programa de ação social global que busca combater o lixo descartado no meio ambiente em todo o planeta, com atenção especial às praias, rios e oceanos. A iniciativa começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Nascia então um movimento que logo se espalharia por outras partes do planeta até se tornar uma mobilização global em prol da vida na Terra.

4 3 1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais