Mais de 4 mil pessoas participaram do Programa Albatroz na Escola no último ano
Equipe de educação ambiental expandiu as atividades do programa para novas cidades e lançou um programa piloto de capacitação a distância
Criado em 2011 com o objetivo de levar para dentro do núcleo escolar ensinamentos sobre a conservação de albatrozes e petréis e os ambientes costeiros e marinhos, o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, atingiu no último ano, mais 4 mil pessoas em atividades de sensibilização.
No total, 120 educadores e 3.910 alunos de 67 escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina participaram de palestras, jogos e oficinas do programa, elaboradas especialmente para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II puderam aprender mais sobre a conservação de albatrozes e petréis através do Jogo do Albatroz, um jogo de tabuleiro cooperativo desenvolvido pelo Coletivo Jovem Albatroz. Nele, cada jogador representa um barco de pesca de espinhel que precisa pescar e ir de um porto a outro usando medidas mitigadoras para evitar a captura incidental desse grupo de aves, considerado o mais ameaçado do planeta.
Coletivo Jovem Albatroz
O trabalho da educação ambiental também rendeu bons frutos para o Coletivo Jovem Albatroz (CJA), espaço de formação de jovens entre 18 e 29 anos de idade, no qual são trabalhados por meio dos princípios teóricos e metodológicos da Educação Ambiental Crítica e Dialógica, para atuar na transição para sociedades sustentáveis, tendo como foco os ambientes costeiros e marinhos.
Nos últimos 12 meses, o CJA participou do II Encontro Jovem Mar em Arraial D'Ajuda (BA) e organizou e executou a terceira edição do encontro, realizado em abril deste ano no Serviço Social de Comércio (SESC) na cidade de Bertioga (SP). Além disso, os jovens puderam participar da programação da Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), da qual a coordenadora geral do Projeto, Tatiana Neves, é vice-presidente.
Também merecem destaque a formação de duas novas turmas do CJA para os seguintes cursos: Educomunicação e Produção Audiovisual, que envolveram mais de 30 jovens da região da Baixada Santista.
Experiências no ensino a distância
Para atender a demanda crescente de educadores de diversas regiões do país por conteúdos, metodologias e práticas de educação ambiental no ambiente marinho e costeiro, foi criado no ano passado o ‘Curso EaD de Educação Ambiental Marinha e Costeira para o Ambiente Escolar’.
A primeira experiência digital aconteceu com mais de 20 educadores da rede municipal de Cabo Frio (RJ), que levaram as atividades sobre a biologia dos albatrozes e a necessidade de se conservar o ecossistema marinho para dentro de sala de aula, propondo atividades pedagógicas com os alunos. O projeto de intervenção desenvolvido no núcleo escolar foi apresentado em um encontro final com os educadores ambientais do projeto. Após a versão piloto, o programa foi aprimorado, para levar mais informações e uma melhor estrutura EaD para os professores participantes.
Na segunda turma, 89 educadores da rede municipal de ensino de Itanhaém (SP), participaram de encontros presenciais com a equipe do Projeto Albatroz e deram início aos estudos por meio da plataforma virtual.
Texto: Stephanie Lia
Revisão: Danielle Cameira
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais