Jovens trocam experiências em debates socioambientais | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Jovens trocam experiências em debates socioambientais

Durante a mostra de resultados do Projeto Nossa Cara – Juventude Caá.içara, o Coletivo Jovem Albatroz participou de debates sobre questões socioambientais. O encontro foi realizado no Circo Teatro Celeste da instituição Gaiato, em Ubatuba-SP e contou ainda com a presença do grupo de jovens Nosso Papel de Futuro do Projeto Tamar. A mostra contou com diversas atrações como mesa redonda, exposições, exibição de filmes e apresentações culturais dos jovens. O evento realizado neste mês evidenciou o comprometimento dos projetos com as causas socioambientais. Todos os projetos envolvidos incluindo o Projeto Albatroz são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O protagonismo juvenil é uma corrente com muita força. Cada vez mais organizações têm percebido o potencial dos jovens líderes para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. Diante disso, passam a entender o meio ambiente em que estão inseridos e transmitem informações importantes para a sensibilização de populações menos favorecidas. O debate realizado na mostra é um exemplo de atividade que abre espaço e dá voz para novos jovens personagens sobre questões políticas e socioambientais. Por meio da mesa “Juventude e Participação Social: a experiência de jovens protagonistas”, os jovens presentes Yasmin Defacio, Antonieta Mesquita, Beatriz Alves, Tayna Luane e Carlos Alberto compartilharam aprendizados e muitas experiências.

De acordo com Yasmin Defacio, do Coletivo Jovem Albatroz, as trocas proporcionam desenvolvimento profissional e pessoal, além de fomentar as comunidades em que vivem: “Pudemos conhecer outras realidades e compartilhar nossa visão de mundo. Nos acolhemos com a vontade sincera de construir um mundo diferente coletivamente.”, conta.

A expectativa de ações como essa da instituição Gaiato é de que a população compreenda cada vez mais seus direitos socioambientais e culturais. Como líderes nesse processo de sensibilização, os jovens contam com um papel fundamental para o futuro da sociedade. “Sensibilizar  os jovens sobre o consumo consciente e responsabilidade socioambiental abre uma nova perspectiva para a sobrevivência ética de nossa sociedade”, afirma a Mariza Tardelli, coordenadora do Projeto Nossa Cara - Juventude Caá.içara.

Com uma dinâmica colaborativa entre os jovens e educadores, as experiências são enriquecedoras para ambas as partes, pois as discussões, planejamentos e execuções das ações dos projetos são realizadas em conjunto.  Cynthia Ranieri, coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, considera que ao coordenar as ações aprende e se alimenta da energia dos jovens que fortalecem o movimento como um caminho para o futuro da conservação do planeta.

Foto Noti?cias_Encontro Juventude Caa?.ic?ara_2

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais