X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Jogo de Palavras do Albatroz une diversão e pensamento lógico em prol da conservação marinha

Foto_notícia (4)

Passatempo virtual foi lançado em comemoração aos 32 anos da instituição

Um dos principais objetivos estabelecidos pela Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para direcionar ações globais entre os anos de 2021 e 2030, é a popularização do conhecimento sobre esse ecossistema tão rico e cheio de biodiversidade. Para contribuir com essa meta, aliando diversão, tecnologia e pensamento lógico, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, lançou o Jogo de Palavras do Albatroz, que pode ser acessado gratuitamente neste link

O passatempo virtual, lançado no último dia 18 em homenagem aos 32 anos de trajetória do Instituto Albatroz, foi inspirado em um jogo de adivinhação de palavras popular na internet, chamado Letreco. A dinâmica sugere que os jogadores adivinhem um novo termo todos os dias, com seis tentativas para acertar todas as letras. Ao realizar as primeiras tentativas, as cores de cada letra ajudam a sinalizar se ela existe na palavra e está no no lugar certo, se está presente mas no lugar errado, ou se não faz parte do vocábulo. 

O jogador tem seis tentativas para acertar uma palavra, que pode variar entre cinco e nove letras. Ao acertá-la, o significado do termo aparece na tela, para que o jogador saiba mais detalhes sobre sua relação com a conservação do oceano e das espécies ameaçadas de extinção que nele vivem, como é o caso de albatrozes e petréis.

Um exemplo de definição que também funciona como conteúdo educativo sobre conservação marinha é a do termo ‘ameaça’: “as aves oceânicas sofrem diversos tipos de ameaças que podem levar à extinção das espécies. Uma das principais ameaças é a captura incidental, que ocorre quando as aves são fisgadas pelo anzol sem intenção pela pesca e podem morrer afogadas. No caso dos albatrozes e petréis, a interação com a pesca acontece principalmente no momento de largada das iscas ou quando seguem os barcos para se alimentarem do descarte da pescaria”.

Gamificação do conhecimento

De acordo com a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Juliana Justino, a gamificação do conhecimento é uma valiosa aliada para a disseminação de conhecimentos científicos. “Os jogos despertam a curiosidade das pessoas, fazem com que elas se envolvam no assunto e se interessem de forma verdadeira por aquilo que estão jogando”, explica. “Ao criarmos esse Jogo de Palavras, pensamos em fazer com que as pessoas mergulhem no mundo da conservação ao mesmo tempo em que se divertem com um game de pensamento lógico”.

Também inspirado nas dinâmicas de jogos de tabuleiro, que fascinam pessoas de todas as idades, foi a criação, em 2018, do Jogo do Albatroz. Desenvolvido pelos integrantes do Coletivo Jovem Albatroz, o jogo de tabuleiro é aplicado em escolas e eventos como ferramenta de sensibilização ambiental. Nele, os jogadores trabalham em equipe como pescadores que precisam atravessar o oceano, pescar, e chegar ao porto de destino evitando a captura de albatrozes. Saiba mais sobre o Jogo do Albatroz neste link.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais