Exposição de fotos do Projeto Albatroz em Arraial do Cabo (RJ) é prorrogada até abril
Acervo com 16 fotos inéditas que buscam sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação de albatrozes e petréis ganhou mais dois meses de exposição no Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo (RJ). O evento, que seria encerrado na última segunda-feira (26), teve o prazo estendido até 30 de abril para maior visitação do público.
A exposição é composta por fotos registradas pelos fotógrafos Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; Luciano Candisani, da Revista National Geographic; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.
As imagens integram o arquivo do Projeto Albatroz, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A base de pesquisa da instituição mais próxima localiza-se na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio e também é aberta à visitação do público.
Elas retratam espécies de albatrozes e petréis que vivem ou se reproduzem ao longo da costa brasileira. Entre elas, estão a pardela-de-óculos, a pardela-preta, o albatroz-de-sobrancelha-negra e albatroz-viageiro.
Além disso, a exposição também aborda com sensibilidade o aspecto humano dos trabalhadores da pesca. Nos registros de Dimas Gianuca, gerente técnico do Projeto Albatroz, é visível o esforço de homens que passam grande parte da vida em alto mar, em rotinas duras que envolvem longas horas de exposição ao sol e isolamento social.
Uma réplica em tamanho real de um casal de albatrozes-viageiros é uma atração à parte. A espécie recebe este nome devido às longas distâncias que percorre durante a vida e, além disso, possui a maior envergadura de asas do mundo, com cerca de 3,5 metros. A réplica reproduz o momento em que o macho da espécie corteja a fêmea.
O Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) está localizado na Praça Daniel Barreto s/nº, Praia dos Anjos. A exposição pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; aos sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. O ingresso custa R$ 3.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais