X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição de fotos do Projeto Albatroz em Arraial do Cabo (RJ) é prorrogada até abril

Foto Notícias_Exposição Arraial do Cabo 1

Acervo com 16 fotos inéditas que buscam sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação de albatrozes e petréis ganhou mais dois meses de exposição no Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo (RJ). O evento, que seria encerrado na última segunda-feira (26), teve o prazo estendido até 30 de abril para maior visitação do público.

A exposição é composta por fotos registradas pelos fotógrafos Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; Luciano Candisani, da Revista National Geographic; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

As imagens integram o arquivo do Projeto Albatroz, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A base de pesquisa da instituição mais próxima localiza-se na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio e também é aberta à visitação do público.

Elas retratam espécies de albatrozes e petréis que vivem ou se reproduzem ao longo da costa brasileira. Entre elas, estão a pardela-de-óculos, a pardela-preta, o albatroz-de-sobrancelha-negra e albatroz-viageiro.

Além disso, a exposição também aborda com sensibilidade o aspecto humano dos trabalhadores da pesca. Nos registros de Dimas Gianuca, gerente técnico do Projeto Albatroz, é visível o esforço de homens que passam grande parte da vida em alto mar, em rotinas duras que envolvem longas horas de exposição ao sol e isolamento social.

Uma réplica em tamanho real de um casal de albatrozes-viageiros é uma atração à parte. A espécie recebe este nome devido às longas distâncias que percorre durante a vida e, além disso, possui a maior envergadura de asas do mundo, com cerca de 3,5 metros. A réplica reproduz o momento em que o macho da espécie corteja a fêmea.

O Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) está localizado na Praça Daniel Barreto s/nº, Praia dos Anjos. A exposição pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; aos sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. O ingresso custa R$ 3.

Foto Notícias_Exposição Arraial do Cabo 2 Foto Notícias_Exposição Arraial do Cabo 3 -projetoalbatroz-exposic-a-o-museu-oceanogra-fico-arrraial-do-cado-novembro-5-co-pia

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais