X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Espaço Conservação Marinha

O Espaço Conservação Marinha foi composto por estantes de projetos socioambientais e artísticos relacionados à conservação marinha, em especial os que atuam no litoral de São Paulo. Também houve réplicas de animais marinhos no local.

Estavam presentes o Projeto Albatroz, que realiza o evento em comemoração a seus 25 anos, além do Mantas do Brasil, Pescador Amigo, Tamar de Ubatuba, Ecosurf, Aquário Municipal de Santos, ANDES e o artista plástico Alexandre Huber. O público teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de todos e tirar dúvidas com monitores.

O Projeto Mantas do Brasil atua na conservação das raias mantas gigantes, espécie de peixe incidente no litoral brasileiro. Alguns de seus objetivos são: Conscientizar a todos sobre a necessidade da preservação das raias mantas e do uso sustentável de nosso litoral como seu habitat e divulgar e observar o cumprimento da legislação de proteção da espécie no Brasil, sancionada em março de 2013. No Festival este projeto trouxe um grande mural com as características detalhada da raia manta gigante, um tapete do formato e tamanho da raia também foi estendido em frente ao stand, e o público pôde obter informações diversas a respeito do projeto.

O Pescador Amigo tem o objetivo de sensibilizar os pescadores sobre a captura acidental de golfinhos e tartarugas marinhas nas atividades pesqueiras. O projeto atua no litoral central de São Paulo, englobando os munícipios: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Outra importante iniciativa do Projeto Pescador Amigo é a reedição do Guia de Consumo Responsável de Pescados, lançado em 2008. Na comemoração dos 25 do Projeto Albatroz, o Pescador Amigo trouxe ao público um maior conhecimento a respeito de cada peixe, e os detalhes da atuação da iniciativa com os pescadores. 

O Tamar contribui em estudos e na proteção de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, priorizando pesquisas aplicadas que resolvem aspectos práticos para a conservação desses animais. O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos. O projeto protege cerca de 1.100km de praias em nove estados brasileiros. Neste Festival trouxe ao stand o saber a respeito das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, uma réplica de uma tartaruga em seu tamanho real e maiores informações da sua atuação na conservação das espécies.

O Ecosurf promove a proteção de ambientes marinhos de forma integrada nas áreas de ativismo, mobilização, educação e conservação da zona costeira por meio de ações e projetos. A sua principal missão é empoderar os Surfistas para a atuação em causas públicas, proteção das praias, ondas, rios e oceanos. As ações institucionais da organização se orientam através de quatro eixos temáticos: A.M.E.C. (Ativismo, Mobilização, Educação e Conservação). Eles estão voltados para o fortalecimento da participação dos surfistas, como protagonistas, nos processos decisórios. O stand desta iniciativa trouxe ao Festival informações a respeito dos projetos criados pelo Ecosurf, e conhecimento da importância de sua atuação nos oceanos.

O Aquário Municipal de Santos é o segundo parque público em visitação no estado de São Paulo e expõe centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática de diversas partes do mundo. São milhares de animais, de águas doce e salgada, que vivem em seu habitat natural reconstituído. Além do acervo de animais, o Aquário Municipal de Santos oferece visitas monitoradas e atividades relacionadas à cultura, além de prestar relevantes serviços na área da Biologia Marinha. Seu Setor de Veterinária presta assistência a animais cativos e aos que frequentemente aparecem doentes ou feridos, nas praias da região. No stand exposto no Festival o Aquário trouxe ao público um conhecimento das espécies marinhas conservadas no local, a sua história, pequenas réplicas dos animais marinhos e informações da importância de sua atuação em Santos. 

 A ANDES é uma entidade socioambiental sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos de capacitação para trabalho, geração de renda e meio ambiente.

O artista plástico e publicitário santista Alexandre Huber apresentou uma exposição fotográfica dos 6 anos do Huber Arte Marinha em ações junto com o Projeto Albatroz. Huber trabalha com conscientização da importância da conservação dos animais marinhos através da arte.

Links de vídeos interessantes de alguns projetos:

Mantas do Brasil

Pescador Amigo

Ecosurf


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais