X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Escolas e grupos agora podem agendar visitas monitoradas ao Projeto Albatroz

5 DICAS DE ATIVIDADES (5)

Agendamento possibilita atenção dedicada da equipe de educadores ambientais para uma experiência imersiva na cultura oceânica

O Projeto Albatroz, instituição que trabalha pela conservação de albatrozes e petréis, patrocinada pela Petrobras, realiza atividades de pesquisa, monitoramento e educação ambiental em Cabo Frio (RJ) desde 2014. Uma delas é o Programa Albatroz na Escola, que leva para dentro das salas de aula atividades de sensibilização ambiental e cultura oceânica. Com a inauguração do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, no último mês de setembro, escolas e grandes grupos podem agora mergulhar na biodiversidade marinha diretamente no local, mediante agendamento feito no site (clique aqui). 

Para fins de organização e segurança, os grupos de visitantes deverão ter entre 20 e 70 pessoas por período, com a presença obrigatória de um responsável a cada 20 alunos. De acordo com os educadores do Projeto Albatroz, responsáveis pelo agendamento e acompanhamento das visitas, é importante que as excursões sejam agendadas com pelo menos 15 dias de antecedência, para que as datas e horários sejam confirmados conforme o fluxo de solicitações recebidas. 

As visitas agendadas são monitoradas e acompanhadas pela equipe de educadores ambientais e monitores do Projeto Albatroz e acontecem exclusivamente às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sextas-feiras, das 13h às 18h. De acordo com o educador ambiental Yago Ferreira, o agendamento é importante para que a equipe consiga dar atenção dedicada às crianças, professores e demais visitantes. "Aproximando as escolas da Região dos Lagos do nosso centro, conseguimos proporcionar experiências mais imersivas e sensoriais sobre o oceano, as aves, as baleias, golfinhos e toda a biodiversidade marinha, sensibilizando os alunos sobre a importância de conservar esse ecossistema", explica. "Isso é importante para que elas consigam se conectar com os ambientes costeiros e marinhos, se sentindo parte da conservação". 

Imersão na cultura oceânica

O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz propõe uma experiência imersiva nos ambientes marinhos e costeiros, com informações sobre a fauna do manguezal e também do oceano que banha o litoral da cidade de Cabo Frio, com o objetivo de sensibilizar e inspirar os visitantes na conservação de espécies únicas como os albatrozes, petréis, baleias, meros, golfinhos e tartarugas. 

Na Trilha do Mangue é possível conhecer o manguezal e identificar a fauna e a flora características desse ecossistema em uma trilha ao ar livre, com mangues, aroeiras, diversas espécies de caranguejos e aves para observação. Já na Calçada dos Ecossistemas, os visitantes fazem uma caminhada às margens da Lagoa de Araruama enquanto conhecem as particularidades de cada um dos ambientes presentes na região, desde o manguezal até o ambiente pelágico. Dali, são convidados a dar um verdadeiro mergulho no Espaço Oceano e encantar-se com a diversidade das espécies que habitam esse ambiente. 

Neste espaço, os visitantes conhecem os principais animais marinhos protegidos pelos projetos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil que, junto da Petrobras, realizam ações de pesquisa e educação ambiental para conservar animais marinhos. No local, há uma grande ossada de baleia-jubarte, esqueletos de albatrozes de diversas espécies, painel de tartarugas-marinhas em tamanho real, além de uma réplica de um casal de albatrozes-viageiros no ninho, a maior espécie de ave oceânica do mundo, que pode chegar a 3,5m de envergadura. 

Para fechar o trajeto da visitação, o Espaço Albatroz reúne materiais que abordam a biologia dos albatrozes e petréis, apresentando as principais espécies e adaptações biológicas dessas aves incríveis, explicando a interação delas com a pesca de espinhel e guiando o visitante por uma reflexão sobre o seu papel na conservação do oceano. 

Ingressos

Os ingressos para visitação do Projeto Albatroz custam R$15 (inteira) e R$7 (meia). As escolas e grupos públicos, como instituições públicas, têm direito à gratuidade no ingresso, bem como crianças de até 3 anos e moradores das comunidades do entorno, como Boca do Mato, Estradinha, Jacaré e outras. Têm direito à meia-entrada as crianças de 4 a 17 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos.

Já escolas privadas e grupos particulares estão sujeitos a pagamento do ingresso comum, com direito à meia-entrada e gratuidade quando aplicável. Os ingressos são adquiridos diretamente na bilheteria do Projeto Albatroz no dia da visita. A bilheteria funciona das 13h às 18h na Avenida Wilson Mendes, s/nº, no Porto do Carro, ao lado do Dormitório das Garças.

Projeto Albatroz em Cabo Frio

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz fica localizado em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais