Projeto Albatroz abre para visitação aos finais de semana com cine debate e contação de histórias | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz abre para visitação aos finais de semana com cine debate e contação de histórias

Foto_Notícia (800 x 600 px) (2)

Com início em julho, abertura aos sábados e domingos será das 14h às 18h

Espaço de educação ambiental, cultura oceânica e conservação marinha em Cabo Frio (RJ), o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, começará a abrir para visitação também aos finais de semana, das 14h às 18h, com atividades voltadas para as famílias, como cine debate e sessões de contação de histórias a partir do dia 19 de julho.

A ideia é que as férias escolares atraiam turistas de vários locais do país para conhecer as exposições, mas também tragam para perto a população das cidades e comunidades do entorno, para que se envolvam em suas atividades. Segundo o coordenador de educação ambiental do Projeto Albatroz, Paulo Salomão, o centro de visitação é um convite para conhecer as riquezas da biodiversidade marinha, se encantar com grandes animais ameaçados de extinção e ter uma experiência diferenciada por meio das visitas mediadas pelos jovens monitores: “a ideia de expandir os dias de visitação veio para gerar novas oportunidades de interação com as riquezas do oceano, da Laguna de Araruama e do mangue, sua biodiversidade e a sensibilização sobre sua conservação”. 

De acordo com a gerente de projetos do Projeto Albatroz, Beatriz Gago, após a inauguração do centro de visitação teve início um processo estruturado de análise para compreender melhor o interesse do público e o fluxo turístico da cidade. "Com isso, identificamos a necessidade de um reposicionamento da nossa estratégia de público-alvo, ampliando as possibilidades de visitação dos moradores de toda Região dos Lagos, além do turismo convencional, fortalecendo a integração com a comunidade local", afirmou.

“Essa decisão busca aumentar o fluxo contínuo de visitantes ao Projeto Albatroz ao longo do ano, mas também gerar valor social e educacional duradouro, fortalecendo nosso papel como equipamento cultural e ambiental, relevante para o desenvolvimento regional sustentável", concluiu.

Atrações

O percurso das exposições foi pensado para guiar o visitante de forma imersiva em um trajeto completo que aborda temas de conservação, biologia e pesca para todas as idades. Na entrada, o visitante já conhece a história do Projeto Albatroz e se encaminha para a Trilha do Mangue, onde pode se familiarizar com o manguezal e a fauna e flora característica desse ecossistema em uma agradável trilha rodeada por mangues, aroeiras, diversas espécies de caranguejos e aves.

Após o percurso, o visitante chega na Calçada dos Ecossistemas, onde caminha ao longo da Lagoa de Araruama enquanto conhece as particularidades de cada um dos ambientes presentes na região, desde o manguezal até o ambiente pelágico. Dali, é convidado a dar um mergulho no Espaço Oceano e encantar-se com a diversidade das espécies que habitam esse ambiente. 

Para fechar a visitação, o Espaço Albatroz fala sobre a biologia dos albatrozes e petréis, apresentando as espécies e adaptações biológicas dessas aves incríveis, explicando a interação delas com a pesca e guiando o visitante por uma reflexão sobre o seu papel na conservação do oceano.

Ingressos e visitação

A partir de julho, o Projeto Albatroz passará a funcionar às quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Todos os dias, a bilheteria fecha às 17h.

Os ingressos custam R$15 (inteira) e R$7 (meia). Tem direito à meia-entrada as crianças de 4 a 17 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos. As crianças de 0 a 3 anos, moradores das comunidades do entorno e pessoas inscritas no Cadastro Único têm direito à gratuidade.

Confira todas as informações sobre a visitação e o agendamento de grupos neste link.

Foto_Observatório de Ave Foto_Notícia (800 x 600 px) (1) Foto_Notícia (800 x 600 px) (4) Foto_Notícia (800 x 600 px) (3) Foto_Notícia (800 x 600 px) (7)

Leia mais

+ Notícias

foto-feira-quilombola-cabo-frio

Arraiá do Albatroz valoriza cultura local e artesa...

Evento promovido pelo Projeto Albatroz reúne artesãos, cultura tradicional e muita festaO mês de jun...

24/06/2025

24/06/2025 Leia mais
Giravinil e Trio Amarena

Arraiá do Albatroz reúne atrações da região para m...

Evento no sábado (28) é gratuito e terá comidas típicas, feira de artesanato e apresentações musicai...

24/06/2025

24/06/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais