X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Encontro internacional no Guarujá avalia conservação de aves marinhas

Recolhimento de linha, Barco Maria

Neste mês, especialistas brasileiros e estrangeiros se reúnem no Brasil para avaliar e definir novas pesquisas em prol da conservação de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção. Eles se encontrarão durante o 3º Workshop do Programa Albatross Task Force (ATF), organizado pelo Projeto Albatroz e realizado entre os próximos dias 19 e 22 de março no Hotel Delphin, na Praia da Enseada, em Guarujá (SP).

O ATF é uma rede mundial que reúne técnicos e pesquisadores em ações voltadas à conservação de albatrozes e petréis. O workshop no Guarujá reunirá os coordenadores dos oito países que integram esse Programa (África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Namíbia e Uruguai). Durante o encontro, serão avaliados os resultados das pesquisas de medidas para reduzir a captura de albatrozes por barcos de pesca industrial e, ainda, definidas novas estratégias de conservação para este ano em cada região da rede.

Albatrozes e petréis morrem afogados ao ficarem presos nos anzóis quando tentam comer as iscas lançadas pelos barcos de espinhel pelágico, uma técnica de pesca industrial utilizada em alto mar para capturar atuns, espadartes (meca) e tubarões. Dados da BirdLife International, organização voltada à conservação de aves marinhas, apontam que 100 mil aves marinhas morrem por ano dessa forma no mundo. Só no Brasil, são 10 mil albatrozes. Principalmente devido à baixa fecundidade, essas aves não conseguem compensar a perda das suas populações (a postura é de apenas um ovo a cada um ou dois anos, dependendo da espécie).

Uma das formas para reduzir a captura não-intencional das aves pelos barcos é a adoção de medidas mitigadoras, entre elas o toriline (equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves). O desenvolvimento dessas medidas depende do seu estudo científico, trabalho que é realizado pelos pesquisadores da ATF. No Brasil, esse Programa é coordenado pelo Projeto Albatroz, organização não-governamental patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e sediada em Santos (SP). O ATF é uma iniciativa da BirdLife International, Royal Society for the Portection of Birds (RSPB) e conta com apoio da Save Brasil. 

            Das 22 espécies de albatrozes que constam da Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), 17 estão ameaçadas em algum nível. No Brasil, das várias espécies de albatrozes que interagem com a pesca de espinhel pelágico, seis estão na lista brasileira de espécies ameaçadas.

Toriline, equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais