Encontro da nova turma do Coletivo Jovem Albatroz aconteceu nesta terça-feira
A mais nova turma do Coletivo Jovem Albatroz se reuniu pela primeira vez nesta terça-feira (6), no Laboratório Dínamo, na Unimonte, em Santos (SP). Os 22 novos integrantes participaram de dinâmicas de grupo e conheceram a proposta de atuação do Coletivo, liderado pela equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Os jovens têm entre 19 e 29 anos de idade e diversos tipos de vivências com a educação ambiental. Mas todos têm uma coisa em comum: a paixão pelas questões ambientais e pela utilização de processos educacionais para a eficácia das ações de conservação ambiental.
No encontro, os participantes puderam conhecer mais sobre os colegas e suas aspirações no campo da educação ambiental através de dinâmicas, em que fizeram desenhos para representar seu momento de vida e rodadas de perguntas acerca de suas concepções sobre o trabalho com o meio ambiente. Eles farão parte do curso de formação de jovens lideranças em educação ambiental, para que atuem como agentes de transformação nas comunidades em que vivem.
De acordo com o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, a presença de jovens de diferentes formações e faixas etárias proporcionou trocas muito ricas entre a equipe e os novos integrantes. “O grupo está bastante heterogêneo, multidisciplinar e tem bastante potencial. Temos jovens que já foram voluntários de projetos ambientais e outros que já têm sua própria ONG”, detalha.
Entre as formações profissionais dos participantes há veterinários, jornalistas, assistentes sociais, psicólogos, oceanógrafos, educadores físicos, engenheiros ambientais, biólogos, entre outros. Os participantes da primeira edição do Coletivo Jovem Albatroz, em 2015, também estão dando apoio pedagógico às novas atividades do grupo.
Trazer projetos de engajamento social e ambiental para dentro da Unimonte é um dos principais objetivos de trabalho do Dínamo, segundo o responsável pelo laboratório, Nivaldo Silva. “Nós acreditamos na integração da faculdade com o trabalho desenvolvido pelas comunidades locais”, explica. “Abrimos as portas do espaço Dínamo para que o Coletivo Jovem Albatroz consiga desenvolver o seu trabalho em conjunto, em prol do meio ambiente”.
Pela primeira vez
Recém-formada em Biologia pela Universidade Santa Cecília, Lays Cardoso é uma das novas integrantes do Coletivo Jovem Albatroz. Ela já havia participado de diversos workshops, palestras e cursos voltados à área ambiental, mas afirma que nunca havia feito parte de um coletivo.
“É a primeira vez que eu tenho oportunidade de participar de um curso bastante completo e que agregue tanto conhecimento à minha formação”, diz. “Achei a dinâmica do primeiro encontro bem diferente dos demais que já participei e superou minhas expectativas para esse primeiro dia”.
Lays, de 21 anos, espera trocar experiências com os demais participantes, conhecer mais sobre o trabalho do Projeto Albatroz e contribuir com seu conhecimento para o trabalho do Coletivo Jovem Albatroz.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais