X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Educadores da Baixada Santista recebem capacitação sobre Cultura Oceânica com a Maleta Albatroz

1

Parceria com as secretarias de educação de Itanhaém (SP) e Guarujá (SP) envolveu mais de 60 professores em atividades sobre Cultura Oceânica 

Criada para ampliar o alcance das ações de educação ambiental do Programa Albatroz na Escola (PAE), o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, levou a primeira capacitação para o uso da Maleta Albatroz para escolas e professores da Baixada Santista. As ações ocorreram em junho em duas cidades: Guarujá (SP) e Itanhaém (SP), esta última vem desenvolvendo um trabalho de inserção de atividades sobre cultura oceânica para alunos da rede municipal.

A maleta é composta por materiais desenvolvidos e utilizados pela equipe de educação ambiental da instituição nos últimos dez anos para ajudar os educadores a desenvolver as atividades do PAE em sala de aula de forma independente, complementando o ensino formal. São eles: Jogo do Albatroz de tabuleiro, protótipo de ovo de albatroz em tamanho e peso naturais, modelo de anzol como hookpod (dispositivo para mitigação da captura acidental na pesca), painel de envergadura, DVDs sobre os 30 Anos do Projeto Albatroz e outro com episódios da Albatrupe, livro do Projeto Albatroz, mini mapa da rota dos albatrozes ao redor do mundo, jogo A Viagem dos Albatrozes, entre outros.

Na capacitação, os educadores do Projeto Albatroz introduzem os professores no universo da conservação marinha, seus impactos e a importância de abordar estes temas em sala de aula - principalmente durante a atual Década do Oceano, criada pela ONU para divulgar informações e valorizar este ecossistema em risco.

Além disso, os professores conhecem detalhes sobre a biologia dos albatrozes, sobre a dinâmica da conservação marinha e tiram dúvidas sobre a forma com que podem abordar a temática em atividades com suas turmas, cujas séries vão da educação infantil ao ensino fundamental II.

Parceria com os educadores

Em Guarujá (SP), a equipe de educação ambiental se uniu aos jovens do Coletivo Jovem Albatroz para um dia de atividades com os professores na Escola Estadual São Francisco de Assis, com trocas de experiências pedagógicas, testes dos jogos e materiais da maleta. Mais de 20 professores da rede municipal participaram da capacitação.

Já em Itanhaém (SP), que vem desenvolvendo um projeto de inserção da temática oceânica no currículo escolar municipal, mais de 60 professores se engajaram nas ações, ansiosos para dar início às ações com a Maleta Albatroz no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). 

De acordo com Carolina Peres, assessora de educação ambiental da Prefeitura de Itanhaém, a Maleta Albatroz está alinhada com a educação ambiental desenvolvida pelo município: “Os encontros e materiais trazem informações relevantes não apenas sobre a fauna marinha, mas também sobre os impactos humanos na conservação, com materiais e formação para que os professores da cidade possam realizar uma educação ambiental crítica em sala de aula, com propostas de intervenção locais”, afirma.

A educadora ambiental Thaís Lopes, uma das responsáveis pela capacitação, explica que para receber a Maleta Albatroz, as escolas primeiro precisam entrar em contato com o Projeto Albatroz para aderir ao Programa Albatroz na Escola (PAE). “A partir da adesão ao programa, nós realizamos a capacitação com as turmas de professores e emprestamos a maleta por tempo pré-determinado”, explica.

Sobre o Programa Albatroz na Escola

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) foi criado em 2011 e tem como objetivo sensibilizar professores e alunos para a conservação de Albatrozes e Petréis e dos ecossistemas costeiros e marinhos como um todo, atendendo todos os anos escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos/EJA. Nos dez anos de atuação do PAE, mais de 30 mil pessoas foram envolvidas nas ações de educação ambiental, entre elas mais de 2.500 professores das redes pública e privada.

Para saber mais sobre o PAE, acesse aqui.

 

2 3 4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais