X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Dr. Dimas Gianuca representa Projeto Albatroz em simpósio de ecologia no RN

Foto 1

Biodiversidade e desafios da conservação foram tema de palestra, mesa-redonda e curso ministrado pelo coordenador científico da instituição

Criar um espaço de encontro entre diferentes especialistas para discutir tópicos de ecologia e assim gerar conhecimento através do diálogo entre a comunidade científica e a sociedade. Este foi o objetivo do I Simpósio de Ecologia e Ciências Multidisciplinares (SIMECO), realizado no último mês na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, foi convidado para participar de diversas atividades da programação, contribuindo com seu conhecimento sobre aves marinhas - sobretudo no que diz respeito aos albatrozes e petréis, tema de especialização do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

A primeira atividade foi um mini-curso para graduandos e demais interessados no primeiro dia de simpósio. Intitulado ‘Estudos demográficos aplicados à ecologia e conservação de aves marinhas’, o curso contou com a participação de 14 alunos, em sua maioria estudantes do curso de Ecologia da UFRN. Foram abordados fundamentos da ecologia de populações, bem como a relação entre as técnicas de campo e as ferramentas analíticas para monitorar indivíduos e populações de aves marinhas a longo prazo, incluindo a marcação e monitoramento de aves em colônias reprodutivas.

O mini-curso também contou com uma parte prática, na qual os alunos tiveram contato com conceitos básicos de análise e interpretação de dados demográficos, que permitem o estudo de parâmetros de sobrevivência, sucesso reprodutivo e a influência de fatores ambientais sobre eles. "Essas informações são fundamentais para monitorar mudanças no ecossistema, pois as aves marinhas são predadoras de topo de cadeia, e também para compreender os impactos populacionais das atividades humanas sobre essas espécies", explicou Dr. Dimas Gianuca.

Já na quarta-feira (10) à tarde, foi a vez do coordenador científico ministrar a palestra “Desafios para a conservação de albatrozes e petréis no Antropoceno”, discutindo as principais dificuldades encontradas para proteger tais espécies na atual era geológica, levando em conta suas ameaças, que vão desde a interação com a pesca de espinhel à poluição por plástico, abordando também questões relacionadas à políticas públicas.

Após o coffee break, na mesma tarde, Dr. Dimas Gianuca participou da mesa redonda “A perda da biodiversidade e o seus impactos ecológicos, econômicos e sociais”, mediada por Edson Aparecido Vieira Filho (UFRN), ao lado dos cientistas Andros Gianuca (University of Leuven), Ricardo Dobrovolski (Universidade Federal da Bahia) e Cristina Baldauf (Universidade Federal Rural do Semi-Árido do RN/CIFOR).

Sobre o I SIMECO

Com o intuito de criar um espaço de discussão para assuntos referentes aos mais diversos saberes integrados pela Ecologia, a primeira edição do Simpósio de Ecologia e Ciências Multidisciplinares foi realizado no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).

Nos cinco dias de evento, foram realizadas mais de 30 atividades, entre cursos, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, com a participação de mais de 25 palestrantes convidados.

De acordo com a organização, toda a emissão de carbono do evento será compensada através do plantio de mudas nativas da região.

Foto 2 Foto 3

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais