Dr. Dimas Gianuca representa Projeto Albatroz em simpósio de ecologia no RN
Biodiversidade e desafios da conservação foram tema de palestra, mesa-redonda e curso ministrado pelo coordenador científico da instituição
Criar um espaço de encontro entre diferentes especialistas para discutir tópicos de ecologia e assim gerar conhecimento através do diálogo entre a comunidade científica e a sociedade. Este foi o objetivo do I Simpósio de Ecologia e Ciências Multidisciplinares (SIMECO), realizado no último mês na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, foi convidado para participar de diversas atividades da programação, contribuindo com seu conhecimento sobre aves marinhas - sobretudo no que diz respeito aos albatrozes e petréis, tema de especialização do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.
A primeira atividade foi um mini-curso para graduandos e demais interessados no primeiro dia de simpósio. Intitulado ‘Estudos demográficos aplicados à ecologia e conservação de aves marinhas’, o curso contou com a participação de 14 alunos, em sua maioria estudantes do curso de Ecologia da UFRN. Foram abordados fundamentos da ecologia de populações, bem como a relação entre as técnicas de campo e as ferramentas analíticas para monitorar indivíduos e populações de aves marinhas a longo prazo, incluindo a marcação e monitoramento de aves em colônias reprodutivas.
O mini-curso também contou com uma parte prática, na qual os alunos tiveram contato com conceitos básicos de análise e interpretação de dados demográficos, que permitem o estudo de parâmetros de sobrevivência, sucesso reprodutivo e a influência de fatores ambientais sobre eles. "Essas informações são fundamentais para monitorar mudanças no ecossistema, pois as aves marinhas são predadoras de topo de cadeia, e também para compreender os impactos populacionais das atividades humanas sobre essas espécies", explicou Dr. Dimas Gianuca.
Já na quarta-feira (10) à tarde, foi a vez do coordenador científico ministrar a palestra “Desafios para a conservação de albatrozes e petréis no Antropoceno”, discutindo as principais dificuldades encontradas para proteger tais espécies na atual era geológica, levando em conta suas ameaças, que vão desde a interação com a pesca de espinhel à poluição por plástico, abordando também questões relacionadas à políticas públicas.
Após o coffee break, na mesma tarde, Dr. Dimas Gianuca participou da mesa redonda “A perda da biodiversidade e o seus impactos ecológicos, econômicos e sociais”, mediada por Edson Aparecido Vieira Filho (UFRN), ao lado dos cientistas Andros Gianuca (University of Leuven), Ricardo Dobrovolski (Universidade Federal da Bahia) e Cristina Baldauf (Universidade Federal Rural do Semi-Árido do RN/CIFOR).
Sobre o I SIMECO
Com o intuito de criar um espaço de discussão para assuntos referentes aos mais diversos saberes integrados pela Ecologia, a primeira edição do Simpósio de Ecologia e Ciências Multidisciplinares foi realizado no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).
Nos cinco dias de evento, foram realizadas mais de 30 atividades, entre cursos, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, com a participação de mais de 25 palestrantes convidados.
De acordo com a organização, toda a emissão de carbono do evento será compensada através do plantio de mudas nativas da região.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais