X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Dia Mundial da Água: Projeto Albatroz participa de atividades no museu de ciências em Cabo Frio (RJ)

2_1

Ação de educação ambiental que aconteceu na Universidade Veiga de Almeida (UVA) promoveu atividades com 60 crianças na Estação Fonte do Saber

A Estação Fonte do Saber, ambiente interativo da Prolagos na Universidade Veiga de Almeida (UVA), organizou uma ação especial para a comemoração do Dia Mundial da Água, com a participação do Programa Bandeira Azul, Projeto Imersão e Projeto Albatroz, este último patrocinado pela Petrobras. A atividade teve o objetivo de promover o debate sobre as bacias hidrográficas da Região dos Lagos e a importância da preservação da água. Cerca de 60 crianças e jovens de escolas e projetos de Cabo Frio (RJ) participaram das ações na Fonte do Saber, localizada nas instalações da UVA. 

Durante as atividades, foram apresentadas as riquezas das lagunas, lagoas, rios, represas e praias que compõem a paisagem da Região dos Lagos, atraindo turistas, movimentando a economia, garantindo o abastecimento de água e a irrigação de terras agrícolas. Para envolver as crianças no tema, o evento contou com atividades lúdicas e interativas com estudantes no museu de ciências com a colaboração dos projetos que atuam na conservação marinha por meio de pesquisas e educação ambiental.

Entre as atividades do Projeto Albatroz, que trabalha pela conservação dos albatrozes e petréis, aves oceânicas que interagem com a pesca e também são ameaçadas pelas mudanças climáticas e poluição por lixo plástico, esteve o Jogo da Grande Viagem do Albatroz. Nele, as crianças são envolvidas na dinâmica da vida dos albatrozes, que envolve viagens em busca de alimento, interações com barcos pesqueiros, e outros comportamentos, estimulando a cooperatividade.

Para Eduardo Pimenta, professor, pesquisador e coordenador do Projeto Imersão, além de consultor de assuntos estratégicos do Projeto Albatroz no estado, é importante apresentar as bacias hidrográficas da Baixada Litorânea para os jovens por conta da sua relevância para a região. 

“Todo sistema lagunar dos municípios do interior do Rio de Janeiro como o Rio São João e a Lagoa de Juturnaíba tem importância no abastecimento de água das lagunas e lagoas da nossa região, como a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Saquarema”, explica. “Elas são grandes atrativos turísticos, aquecem a economia e a atividade pesqueira. Portanto, a manutenção dessas bacias hidrográficas através do tratamento de efluentes e a proteção da mata ciliar promovem qualidade de vida para a população da Região dos Lagos”.

Para Yago Ferreira, educador ambiental do Projeto Albatroz, as atividades de educação ambiental demonstram às crianças o papel relevante que elas têm enquanto agentes de mudança para o futuro. "Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças aprendem sobre o meio ambiente e a biodiversidade que as cercam, a importância de conservá-los e faz com que eles se tornem amplificadores dessas mensagens, compartilhando com seus amigos e família".

O evento também teve apoio do Programa Bandeira Azul, que apresentou os benefícios de ter o selo internacional de qualidade e sustentabilidade em praias, marinas e embarcações turísticas. “Essa é uma oportunidade para os estudantes aprenderem sobre algo que movimenta as nossas vidas: a água. Seja saindo da torneira, ou se banhando na Lagoa de Araruama, esse item essencial precisa ser preservado e a conscientização é o primeiro passo para essa ação”, comenta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos. 

A Estação Fonte do Saber funciona toda terça, quarta e quinta, das 10h às 16h. As visitas podem ser marcadas pelo site www.estacaofontedosaber.com.br/prolagos/.

Projeto Albatroz na Região dos Lagos

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação do Projeto Albatroz está sendo construído em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

1_1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais