Curso para educadores ambientais em Vitória (ES) promove troca de experiências sobre cultura oceânica
Ação foi realizada pelo Projeto Albatroz em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, utilizando como ferramenta o material da Rede Biomar
Quebrar o paradigma das ações tradicionais sobre o meio ambiente e da relação hierárquica entre educando e educador, mostrando novas possibilidades para uma educação ambiental dinâmica e participativa foram os objetivos do Curso para Educadores Ambientais, organizado pelos projetos Albatroz e Baleia Jubarte, patrocinados pela Petrobras, em Vitória (ES). Realizado na primeira quinzena de novembro, o curso contou com a participação de 17 educadores do estado.
A formação utilizou como fio condutor o Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. O material foi elaborado pelos educadores ambientais da rede em 2015 e traz informações simplificadas, didáticas e inspiradoras para abordar assuntos relacionados à conservação marinha e cultura oceânica em espaços formais e informais de educação.
Além da apresentação do manual e de como ele pode ser utilizado pelos educadores, houve também uma série de atividades práticas inspiradas no conteúdo do texto, para que os participantes pudessem vivenciar novas metodologias, desenvolver ideias inovadoras para oficinas e novas formas de abordar temas relativos à conservação do meio ambiente e a promoção da cultura oceânica com o público.
Após as primeiras atividades utilizando o manual, foi realizado um café compartilhado na área externa do Projeto Baleia Jubarte. Sentados na grama em pequenos grupos, os educadores foram provocados a participarem de dinâmicas com metodologias aplicadas pela equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, que podem servir de inspiração para suas próprias ações educativas.
“Nossa intenção foi mostrar para eles que é possível fazer uma atividade de educação ambiental diferente das tradicionais, mas ainda assim com conteúdo relevante e aprendizado”, explicou a educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes. “Para isso, usamos nossas metodologias na prática para que os educadores pudessem aprender participando”.
Além dos educadores ambientais do estado, também participaram da formação estagiários e monitores do Projeto Baleia Jubarte e também educadores do Projeto Meros do Brasil.
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais