X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivos jovens da Rede Biomar divulgam manifesto para a invenção do mundo que desejam

Design sem nome (2)

Texto foi elaborado de forma conjunta pelos mais de 60 jovens envolvidos no evento, que aconteceu no último mês de setembro, em Caravelas (BA)

Na primeira edição presencial pós pandemia, o V Encontro Jovem Mar teve como tema  "Territorialidade, Ciência Oceânica e Cultura Popular: os coletivos jovens e a invenção do mundo", com a proposta de envolver e mobilizar participantes em atividades para reforçar o potencial dos jovens na construção da sua própria visão de futuro e promover a valorização da diversidade cultural para o desenvolvimento sustentável. O encontro ocorrido em setembro do ano passado, na cidade de Caravelas (BA) resultou na construção de um manifesto jovem com as principais reflexões e aprendizados do evento, assim como, os próximos passos da juventude organizada.

O V Encontro Jovem Mar reuniu mais de 60 pessoas integrantes dos coletivos jovens de conservação marinha ligados aos projetos que compõem a Rede Biomar - Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil -, todos patrocinados pela Petrobras. A quinta edição do evento foi organizada pelos projetos Albatroz e Meros do Brasil.

O texto do manifesto será divulgado pelos coletivos jovens envolvidos no evento com outras iniciativas de liderança juvenil pelo meio ambiente, com o objetivo de compartilhar suas experiências e engajar mais grupos a agirem em prol de temas como conservação do oceano, manutenção da biodiversidade, mudanças climáticas e valorização da cultura popular. Além disso, o texto foi adaptado para uma arte digital em formato de infográfico, para que possa ser compartilhado com um número ainda maior de pessoas.

De acordo com a educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thais Lopes, a criação de um manifesto em conjunto é uma ação importante para que os jovens tenham o poder de sintetizar suas ideias e compartilhá-las com o mundo. “Durante o evento, discutimos o papel de protagonismo da juventude na construção de um futuro melhor. Estamos recebendo a missão de agir de forma organizada para defender o oceano, as florestas e o meio ambiente de forma geral, por isso, nos posicionarmos por meio de um manifesto nos permite apresentar nossas ideias, valores e argumentos para toda a sociedade”.

Segundo Pâmila Rosário, integrante do Coletivo Jovem Meros do Brasil, “a construção conjunta do presente manifesto é uma forma de materializar o compartilhamento das discussões e experiências vividas nesse encontro, além de subsidiar próximos eventos (nossos e de terceiros) e ações em prol do oceano e toda rede de complexidades que o envolve com a sociedade e a cultura de cada cantinho de mundo. A diversidade dos jovens inseridos e apossados do tema, garantiu e garante a contribuição singular e plural de cada um deles nos dias de evento e ao longo da caminhada para o futuro desejado, como reflete esse documento, que foi pensado, escrito e assinado por eles”. 

Confira abaixo o texto completo do Manifesto Jovem do V Encontro Jovem Mar:

“Os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, patrocinados pela Petrobras formam a rede Biomar e desde 2015 realizam o Encontro Jovem Mar, que reúne os Coletivos Jovens (CJs): Coletivo Jovem Albatroz, Coletivo Jovens Monitores, Coletivo Jovem Mar de Noronha, Coletivo Jovem Meros do Brasil e Coletivo Jovem Muká Mukaú para contribuírem com a construção de um oceano melhor.  

O I Encontro Nacional Jovem Mar (EJM) aconteceu no ano de 2015 em Mata de São João - Bahia, nele os CJs apresentaram o diagnóstico dos desafios e potencialidades de cada território através de um “Mapa Falado", gerando propostas de soluções locais para problemas globais. O II EJM ocorreu em 2018 em Arraial d’Ajuda - Bahia, nele os jovens fizeram um levantamento sobre o lixo no mar e as atividades que realizam para combater esse impacto através de ações de limpeza de praia, debates e gincanas. O III EJM ocorreu em Bertioga/SP no ano seguinte e teve como tema o fortalecimento da Rede Jovem Mar, as atividades proporcionaram muitas trocas e reflexões para a construção do pensamento crítico e aprimoramento do engajamento dos coletivos. Em virtude da COVID-19, o IV EJM aconteceu virtualmente em 2021, permitindo o diagnóstico sobre o nosso papel nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e quais atividades promovemos para ajudar a alcançar as metas em cada coletivo. 

Entre os dias 24 e 26 de Setembro de 2022 os coletivos jovens da Rede Biomar, vindos de 05 estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco), estiveram reunidos em Caravelas - Bahia, para o V Encontro Jovem Mar com o tema “Territorialidade, Ciência Oceânica e Cultura Popular: Os coletivos jovens e a invenção do mundo”. 

O objetivo desse encontro foi trazer a observação sobre o grande vínculo que há entre a natureza e o social, com foco no respeito e valorização da cultura de cada um, com sua importância histórica, cultural e ambiental. Para isso, nós tivemos contato com diversas oficinas e atividades artísticas, utilizadas como fio condutor da cultura popular com a ciência oceânica. Também tivemos momentos memoráveis ao visitar e mergulhar no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um local significativo pela sua biodiversidade e inspirador na conservação da vida marinha, onde contemplamos a ilustre presença das baleias Jubartes e de seus filhotes.

Nesse encontro, somamos forças com pessoas que pensam de maneira similar e nos sentimos unidos por um objetivo em comum, reforçando nossa crença que podemos alcançar grandes realizações juntos. Mais do que nunca, precisamos uns dos outros. E dessa forma, aprendemos com a troca de conhecimentos entre os jovens, principalmente pelas nossas diferentes formas de pensar e se expressar, trazendo coragem e potência para continuarmos lutando.

Neste encontro, fomos convidados a pensar no MUNDO que queremos, e assim, construímos esse manifesto defendendo o futuro da vida planetária. Onde possamos ter liberdade criativa e cultural para contribuir no território com as nossas habilidades. É o local no qual somos acolhidos e nos sentimos confortáveis para sermos nós mesmos. Um lar e um lugar seguro, onde possamos viver e nos expressarmos livremente, atuando no nosso presente, garantindo o futuro da geração oceano.

Vivemos em uma sociedade em que há desigualdades sociais, ambientais, raciais e econômicas; falta de liberdade de expressão e para sermos o que desejamos ser; pensamentos individualistas; degradações sucessivas que ferem a natureza, etc. Portanto, com a junção de todas as ações positivas como: inclusão social, acessibilidade, conservação de mares e florestas, investimentos em ciência e educação, reutilização e reciclagem de produtos, mudança de mentalidade frente aos impactos ambientais. Nós queremos viver em um mundo socialmente sustentável e justo, de coletividade, onde haja valorização da cultura local, sem opressão e desigualdades. Onde nós não nos sentimos aprisionados, com justiça social efetiva, em que todos tenham liberdade de se expressar. E que sobretudo, resistir não seja obrigação e que possamos ser felizes, dignos de respeito nas nossas diferenças.

Para que esse mundo seja possível, é necessário união, consciência e ações que despertem valores individuais e coletivos, através da comunicação eficiente com iniciativas sustentáveis. 

A humildade, empatia, resistência, resiliência e coragem são fatores importantes na transmissão da informação, gerando conhecimento plural com o objetivo de desenvolver a sensibilização e possibilitar ações que ajudem na preservação do planeta e na melhoria da qualidade de vida. Nos tornando pessoas dispostas a rever nossas atitudes, e buscar a melhor maneira de cuidar e conservar o lugar em que vivemos. Portanto, é necessário equidade, voto consciente, empresas engajadas e comprometidas, educação socioambiental, políticas públicas que nos possibilitem projetar cenários possíveis, baseados no diálogo e respeitando as vivências de cada um. 

Nós, jovens ativos da Rede Biomar, colaboramos para que esse mundo se torne realidade, promovendo ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens, crianças e população geral, estipulando medidas que protegem a natureza e a sensibilização da sociedade. Assim, as transformações vão desde as nossas pequenas reflexões e hábitos individuais às mudanças coletivas, gerados a partir do diálogo em espaços coletivos, ressaltando sempre a empatia com o outro e sua vivência. E claro, destacamos a potencialidade do protagonismo jovem para sensibilizar, dialogar e transformar o entendimento do quanto nós somos dependentes do oceano e seus encantos. A Década do Oceano (2021-2030) destaca: “a ciência de que precisamos para o oceano que queremos” e endossa nossos desejos. Nós, jovens do litoral brasileiro, estamos nesta constante construção de ideais e valores relacionados ao oceano, e que muito tem a ver com as metas da década:

  1. Um oceano limpo;

  2. Um oceano saudável e resiliente;

  3. Um oceano previsível;

  4. Um oceano seguro;

  5. Um oceano produtivo e explorado de forma sustentável;

  6. Um oceano transparente e acessível;

  7. Um oceano conhecido e valorizado por todos.

Nossos trabalhos estão sempre em direção a incentivar a conexão de todos com o oceano, assegurando que a Cultura Oceânica esteja presente em todos os dias de nossas vidas. 

Ao longo dos aproximadamente 7.500 quilômetros da costa brasileira, os CJs desenvolvem atividades de formação da juventude para serem líderes em seus territórios, políticas públicas em prol do oceano, pesquisas científicas, educação ambiental para a população de todas as idades e lugares, ecoturismo e lazer em suas praias e manguezais, além do compromisso com a história e cultura afro-indigena brasileira com o oceano e a justiça socioambiental. Assim, incentivamos a conexão da população brasileira com o oceano, e trabalhamos para que todos entendam que, de pouco em pouco, podemos colaborar para a Terra, o planeta água!

Encerramos esse manifesto dizendo que nós somos o presente, o agora e vamos adiante com muita paciência e constância em nossa missão de inventar o MUNDO e o oceano em um lugar que todos possam viver em harmonia. E você, vem com a gente?

“Bio é vida

e o jovem é mar

autenticidade marítima

que elevar qualquer lugar

nas diferenças me encontro

com o encontro me encanto

somos um nó e tanto

envolvendo o atlântico

trocas, histórias e críticas

tudo isso constrói

tão resistentes e vividos

nem mesmo a maresia corrói

ensinando e entendendo

compartilhando com astral

não espere isso de outro local

essa é a energia do litoral”


Poema de Kelly Leticia Soares Bezerra”

Organização do Manifesto:

Arianne Carvalho Fonseca
Fernanda de Souza Rebello
Josiane Pereira Lana
Leslie Fernandes dos Santos Pena 
Ludimila Costa Justino
Naomi Silva Galdino
Nayana Cordeiro da Silva
Pâmila Cristina Gomes Rosário
Rafaela Sena Souza
Yago Ferreira Nascimento
Thaís Cândido Lopes

Assinam o manifesto:

Arianne Carvalho Fonseca
Leslie Fernandes dos Santos Pena
Josiane Pereira Lana
Jéssica Paixão dos Santos
Cauã Fernandes Petrechem
Thales Jean Vidal
Yago Ferreira Nascimento
Rafaela Sena Souza
Fernanda de Souza Rebello
Rodrigo Passos dos Santos
Leon Gledson Aguiar do Nascimento
Mayana Fontes Avelar

                

Pedro Henrique Santos Nascimento
Cauan Fontes da Silva
Miguel Falcão Marques Rodrigues
Caio Luz do Rosário
Mirelle Silva de Santana
Eduarda Martins Santos Pereira
Lucas Nunes Ferreira
Ingrid Melissa N. da Silva
Ariel Hari Pinheiro Gentil da Silva
Ariany Santos Almeida
Davi de Jesus Reis
Andreza Joana Teixeira da Cruz Abreu

               

Gabriel Pedro dos Santos Ribeiro
Cristian Santos Gomes
Luany Moreno dos Santos.
Paloma Uva Tamancoldi Arosio
Daniel da Silva Cunha
Ana Carolina Moretto Ribeiro
Nayra Camilly da Silva Torres
Sirlene Raquel dos Santos Silva
Rebeca da Silva Santana
João Alison Francisco de Andrade
Kelly Leticia Soares Bezerra
Amanda Cristina da Silva

               

Andrezza Beatryz L. de S. A. da Silva
William Bernardi
Pâmila Cristina Gomes Rosário
Eduardo Monteiro dos Anjos
Ludimila Costa Justino
Ricardo dos Passos Nogueira
Camila Gomes Justino
Naomi Silva Galdino
Rauni Silva Galdino
Isadora dos Santos Saúde
Naum Galdino Andrade
Cauê Rocha Galdino

Sobre a Rede Biomar

Referência em ações de conservação em todo o Brasil, a Rede Biomar nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais, visando a obter excelência em projetos de biodiversidade marinha. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas e são atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros.

Juntos, nos primeiros 10 anos de atuação, os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, patrocinados pela Petrobras, já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais