• Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo sensibiliza crianças sobre conservação ambiental no Dique da Vila Gilda

Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 1

Aproximadamente 150 crianças, moradoras de uma das áreas urbanas mais carentes de Santos (SP), o Dique da Vila Gilda, participaram, na última sexta-feira (6), de uma atividade  de educação ambiental sobre  o lixo produzido e encontrado na região onde vivem. Batizada de “Mapa Falado”, ela foi realizada no Instituto Arte no Dique, em Santos, cidade onde está localizada a base administrativa do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.

A ação foi planejada e coordenada pelo Coletivo Jovem Albatroz a convite do Instituto, localizado na Zona Noroeste de Santos. O objetivo era realizar uma atividade educativa que provocasse nas crianças reflexões sobre os resíduos encontrados na região, considerada a maior favela sobre palafitas do Brasil, com cerca de 10 mil habitantes. O bairro é, inclusive, um dos que mais sofrem com enchentes, provocadas pela insuficiência das galerias pluviais e aumento repentino das marés - problemas agravados pelo acúmulo de lixo no sistema de drenagem.

A troca de parcerias, informações e atividades de fora da Zona Noroeste, segundo o produtor cultural do Instituto Arte no Dique, Felipe Seguro, ampliam a visão de mundo das crianças, que poucas vezes visitam outras áreas da cidade. Neste sentido, o Projeto contribuiu com informações valiosas sobre interligação entre as áreas de mar, rio e mangue e como as ações sobre cada uma delas trazem impactos para o meio ambiente.

“Se as pessoas poluem aqui (na Zona Noroeste), elas acabam poluindo as praias e os mangues também. Santos é uma ilha. As pessoas poluem por falta de informação e, por isso, acho importante o Projeto sensibilizar as crianças junto com a gente”, finaliza.

Construção de ‘Mapas Falados’

A intenção da atividade proposta pelo Coletivo Jovem Albatroz, segundo seu responsável, Rafael Monteiro, era fazer um diagnóstico participativo sobre a presença do lixo no dia a dia e construir um “Mapa Falado” a partir do relato das crianças sobre os locais onde vivem.

Na dinâmica, elas apontavam áreas com maior descarte de lixo nas ruas, nos mangues e rios; onde existiam pontos de coleta; quais tipos de lixo eram encontrados nesses locais; entre outros temas e, junto com os integrantes do coletivo, traçavam um mapa com os pontos mais importantes para apresentar aos colegas.

“Elas souberam identificar os pontos críticos e construir o mapa. Esse foi apenas um primeiro passo para começar a trabalhar esse assunto com as crianças”.

Também foi trazida à tona uma reflexão sobre consumismo, para que as crianças, entre sete e 13 anos, associassem o consumo desenfreado ao aumento da produção de lixo em nível global.

Desenvolvimento e cidadania

O Instituto Arte no Dique trabalha há 15 anos oferecendo oportunidades de transformação e desenvolvimento social aos moradores da Zona Noroeste. Sua sede, localizada no bairro do Rádio Clube, possui estrutura para oficinas de música, dança, capoeira, teatro, informática, além de reuniões e palestras para os jovens da região.

Para o produtor cultural do instituto, é importante que as crianças tenham contato com instituições como o Projeto Albatroz, que trabalham pela conservação ambiental dentro e fora da Zona Noroeste.

“Eu vejo isso como um fortalecimento da cidadania, porque as crianças precisam deste acesso e deste contato com pessoas que tragam novidades, conhecimento, que proponham novas atividades e que as fortaleçam como cidadãs”, explica Felipe Seguro. “Nossa ideia é contribuir para o desenvolvimento das crianças para que elas propaguem em casa, com a família, o que aprendem aqui”.

Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 8 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 9 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 2 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 10 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 6 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 5 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 11 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 3 Foto Notícias_Oficina Arte no Dique 7

Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_Bioinclusão4

Projeto Albatroz leva educação ambiental à II Feir...

Compartilhar conhecimentos sobre as ciências da vida e proporcionar uma melhor compreensão de situações do dia a dia por meio de estratégias e atividades inclusi...

17/09/2018 Leia mais
Foto Notícias - VI Sabmar

Estudo sobre mutilações do bico de albatrozes e pe...

Dados de aves Procellariformes recolhidos junto a serviços de monitoramento de praias e também do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, serviram como sub...

24/08/2018 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais