Coletivo Jovem Albatroz participa do #DesafiodoLixo com foto de clean-up na Praia do Sangava
Hashtag da campanha reuniu dezenas de ações em prol da limpeza de áreas degradadas em todo o Brasil
Uma ideia que surgiu em um fórum da internet e ganhou as redes sociais ao redor do mundo. A hashtag #DesafiodoLixo foi criada em meados de março para engajar as pessoas a postarem fotos do antes e depois de lugares repletos de lixo, como uma ação em prol do meio ambiente. O Coletivo Jovem Albatroz (CJA) também participou do desafio, com a foto de uma ação de clean-up realizada na Praia do Sangava, em Guarujá (SP).
Realizada como parte das atividades do II Encontro Nacional Jovem Mar, ocorrido no final do ano passado na praia em Arraial d’Ajuda (BA), a ação envolveu esporte, limpeza e conservação marinha na área costeira de Santos (SP), cidade em que o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, está sediado desde 1990.
Sete integrantes do CJA e dois monitores de canoa havaiana embarcaram em uma catamarã na região da Ponta da Praia e seguiram um percurso de cerca de 30 minutos até a Praia do Sangava, ponto de parada de muitos praticantes de esportes aquáticos.
No local, se organizaram para um clean-up de uma área de cerca de 250 metros de extensão. Nela, recolheram os detritos e separaram os materiais em categorias como garrafas, bitucas de cigarros, embalagens plásticas, latinhas etc. Ao final da atividade, que durou pouco mais de uma hora, fizeram a pesagem.
A ação teve como resultado mais 26kgs de lixo recolhidos na praia, frutos do descarte irregular pelos visitantes e também dos materiais trazidos à praia pela movimentação das marés.
Pela conservação marinha
Comprometidos com a conservação dos oceanos, a atividade do Coletivo Jovem Albatroz reforçou o protagonismo dos integrantes e o alinhamento de suas ações com a sobrevivência de albatrozes e petréis ao redor do mundo.
O lixo plástico é, atualmente, uma das principais ameaças à vida destas aves e pesquisas estimam-se que em 2050, 99% das espécies de aves marinhas terá ingerido lixo plástico.
Os albatrozes e petréis são atraídos pelos materiais coloridos que boiam junto à superfície. Quando ingeridos, podem causar sufocamento e intoxicação devido suas composições químicas.
Como o plástico não é digerido pelo organismo das aves, os objetos se acumulam em seu aparelho digestivo, impedindo que continuem se alimentando e levando-os à morte.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais