• Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz dá início a nova turma para curso de Produção Audiovisual

WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.51 (1)

Primeiro encontro aconteceu no Ânima Lab, da Universidade São Judas - Campus Unimonte

Os selecionados para o curso ‘Produção Audiovisual - Uma Ferramenta Educomunicativa para Processos de Educação Ambiental em Conservação Marinha’ do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) se reuniram para o primeiro encontro com a equipe no último dia 16 de julho, no Ânima Lab, na Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos (SP).

No total, dez jovens de toda a Baixada Santista, entre 18 e 29 anos, estão participando da nova turma, são eles: André de Souza Nunes, Caio Paiva Lucena, Derick Eleno, Diego Norbiato, Isabel Ferreira, Juan Gonzalez Machado Rodriguez, Luiz Tenório, Milene Moraes, Pedro Gonçalves de Castro e Thainara Macedo. Neste primeiro encontro, os jovens puderam conhecer melhor os colegas e a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, além de aprenderem os primeiros conceitos de educação ambiental.

Para dar início ao encontro, a responsável pelo CJA, Thaís Lopes, reuniu os jovens e pediu que cada um representasse sua trajetória de vida por meio de um desenho. Em seguida, foi realizado a dinâmica do Café Compartilha, em que puderam ter um bate-papo mais descontraído sobre o que os levou até o curso.

Em seguida, os jovens se reuniram para responder algumas perguntas sobre o que a educação ambiental e a educomunicação representam para eles, além de como esperavam poder contribuir com o projeto e a sociedade como um todo. “Ser mais humano”, “expandir minha visão de mundo” e “gerar impacto positivo na sociedade” foram algumas das respostas encontradas.

O encontro também contou com uma palestra do CJA sobre a história do Projeto Albatroz, o trabalho desenvolvido pela instituição, além de abordar problemáticas como o lixo marinho e como uma educação ambiental crítica e emancipadora pode contribuir para a conservação dos oceanos.

Múltiplos pontos de vista

Um dos trunfos do CJA é sua multidisciplinaridade. Nesta nova turma, além dos alunos de Biologia, há jovens dos mais diversos cursos como:Jornalismo, Cinema, Publicidade, Rádio e TV, além de recém-formados no Ensino Médio.

Para Thaís Lopes, a experiência de cada um deles vai agregar muito para a produção de vídeos relevantes para a conservação ambiental marinha. “Nossa expectativa é que eles aproveitem o conteúdo do curso e utilizem todas as bases de educação ambiental para promover mudanças na sociedade através de suas produções audiovisuais, levando isso para o seu dia a dia”, explica a responsável pelo CJA.

Próximos passos

A primeira metade do curso é constituída por apresentações e discussões mais teóricas sobre educomunicação, conservação marinha e produção audiovisual de uma maneira geral. Já na segunda metade do curso, terá início o processo de discussão dos vídeos, produção, saídas de campo, captação e edição das imagens. O encerramento do curso ‘Produção Audiovisual - Uma Ferramenta Educomunicativa para Processos de Educação Ambiental em Conservação Marinha’ será em setembro, com apresentação dos vídeos produzidos.

WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.53 (1) WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.51

Leia mais

+ Notícias

WhatsApp Image 2019-08-14 at 16.28.09 (1)

Exposição ‘Vida no Mar’, do Dr. Dimas Gianuca, che...

Mostra segue até março do ano que vem com 11 fotografias registradas pelo coordenador científico do Projeto Albatroz em suas expedições de pesquisaApós uma tempo...

14/08/2019 Leia mais
Ti?-sangue Ramphocelus bresilius - Foto Ciro Albano - SAVE Brasil

O que fazer quando encontrar uma ave silvestre na ...

Diversas espécies de aves silvestres nativas da Mata Atlântica podem acabar no meio urbano, correndo risco de morte. Saiba o que fazer e a quais órgãos recorrer ...

14/08/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais