• Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz dá início a nova turma para curso de Produção Audiovisual

WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.51 (1)

Primeiro encontro aconteceu no Ânima Lab, da Universidade São Judas - Campus Unimonte

Os selecionados para o curso ‘Produção Audiovisual - Uma Ferramenta Educomunicativa para Processos de Educação Ambiental em Conservação Marinha’ do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) se reuniram para o primeiro encontro com a equipe no último dia 16 de julho, no Ânima Lab, na Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos (SP).

No total, dez jovens de toda a Baixada Santista, entre 18 e 29 anos, estão participando da nova turma, são eles: André de Souza Nunes, Caio Paiva Lucena, Derick Eleno, Diego Norbiato, Isabel Ferreira, Juan Gonzalez Machado Rodriguez, Luiz Tenório, Milene Moraes, Pedro Gonçalves de Castro e Thainara Macedo. Neste primeiro encontro, os jovens puderam conhecer melhor os colegas e a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, além de aprenderem os primeiros conceitos de educação ambiental.

Para dar início ao encontro, a responsável pelo CJA, Thaís Lopes, reuniu os jovens e pediu que cada um representasse sua trajetória de vida por meio de um desenho. Em seguida, foi realizado a dinâmica do Café Compartilha, em que puderam ter um bate-papo mais descontraído sobre o que os levou até o curso.

Em seguida, os jovens se reuniram para responder algumas perguntas sobre o que a educação ambiental e a educomunicação representam para eles, além de como esperavam poder contribuir com o projeto e a sociedade como um todo. “Ser mais humano”, “expandir minha visão de mundo” e “gerar impacto positivo na sociedade” foram algumas das respostas encontradas.

O encontro também contou com uma palestra do CJA sobre a história do Projeto Albatroz, o trabalho desenvolvido pela instituição, além de abordar problemáticas como o lixo marinho e como uma educação ambiental crítica e emancipadora pode contribuir para a conservação dos oceanos.

Múltiplos pontos de vista

Um dos trunfos do CJA é sua multidisciplinaridade. Nesta nova turma, além dos alunos de Biologia, há jovens dos mais diversos cursos como:Jornalismo, Cinema, Publicidade, Rádio e TV, além de recém-formados no Ensino Médio.

Para Thaís Lopes, a experiência de cada um deles vai agregar muito para a produção de vídeos relevantes para a conservação ambiental marinha. “Nossa expectativa é que eles aproveitem o conteúdo do curso e utilizem todas as bases de educação ambiental para promover mudanças na sociedade através de suas produções audiovisuais, levando isso para o seu dia a dia”, explica a responsável pelo CJA.

Próximos passos

A primeira metade do curso é constituída por apresentações e discussões mais teóricas sobre educomunicação, conservação marinha e produção audiovisual de uma maneira geral. Já na segunda metade do curso, terá início o processo de discussão dos vídeos, produção, saídas de campo, captação e edição das imagens. O encerramento do curso ‘Produção Audiovisual - Uma Ferramenta Educomunicativa para Processos de Educação Ambiental em Conservação Marinha’ será em setembro, com apresentação dos vídeos produzidos.

WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.53 (1) WhatsApp Image 2019-07-17 at 11.02.51

Leia mais

+ Notícias

capa

5° edição do Boletim Técnico traz avanços de pesqu...

Documento online disponibiliza pesquisas sobre pescarias pouco estudadas e questõestécnicas relacionadas às políticas públicas de conservação nacionais e interna...

13/11/2019 Leia mais
Foto  thais

III Encontro Jovem Mar é tema de trabalho em Simpó...

O evento aconteceu no começo de abril e se tornou tema de trabalho de membro do Coletivo Jovem Albatroz (CJA)O 4° Simpósio Regional de Educação Ambiental ocorreu...

11/11/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais