X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Até o fim de novembro, todos os moradores de Cabo Frio (RJ) têm entrada gratuita no Centro de Visitação do Projeto Albatroz

Visitação Projeto Albatroz

Ação tem como objetivo aproximar o público do Projeto Albatroz e popularizar a educação ambiental marinha na região

Presente em Cabo Frio (RJ) desde 2014 para desenvolver atividades de pesquisa científica e educação ambiental, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, inaugurou em setembro seu primeiro Centro de Visitação, às margens da Lagoa de Araruama. Para aproximar os moradores da cidade da educação ambiental marinha e da conservação da biodiversidade oceânica, até o final do mês de novembro, todos os moradores poderão visitar o Projeto Albatroz gratuitamente, mediante apresentação de um comprovante de residência de até três meses. 

No total, o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz tem quatro grandes pavilhões com espaços de exposição e salas para atividades em mais de 18 mil m² de área útil. As exposições propõem uma experiência imersiva nos ambientes marinhos e costeiros, com informações sobre a fauna do manguezal e também do oceano que banha o litoral de Cabo Frio, com o objetivo de sensibilizar e inspirar os visitantes na conservação de espécies únicas como os albatrozes, petréis, baleias, meros, golfinhos, tartarugas e muitas outras. 

Para a gerente de projetos do Projeto Albatroz, Beatriz Gago, a iniciativa de criar esse período de gratuidade é uma forma de também agradecer aos moradores da cidade pela forma com que abraçaram a inauguração do centro. “Desde 2014, quando começamos nossa história em Cabo Frio, os professores, alunos, pescadores e voluntários sempre se identificaram com a nossa missão na conservação marinha e, com a inauguração do Centro de Visitação, isso ficou ainda mais evidente para nós”, explica. “Foi uma festa linda e, nesse mês de novembro, queremos que todos possam conhecer nosso espaço e se encantar com a biodiversidade da Região dos Lagos”.

Os moradores de comunidades do entorno como Jacaré, Boca do Mato, Estradinha e outras têm acesso gratuito de forma permanente à visitação, assim como escolas, grupos públicos e crianças até três anos de idade. A partir de dezembro, os ingressos voltarão a custar R$15 (inteira) e R$7 (meia). Têm direito à meia-entrada as crianças de 4 a 17 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos.

Atrações do Centro de Visitação

A visita começa na Trilha do Mangue, onde é possível conhecer o manguezal e identificar a fauna e a flora características desse ecossistema em uma trilha ao ar livre, com mangues, aroeiras, diversas espécies de caranguejos e aves para observação. Já na Calçada dos Ecossistemas, os visitantes fazem uma caminhada às margens da Lagoa de Araruama enquanto conhecem as particularidades de cada um dos ambientes da região, desde o manguezal até o ambiente pelágico. Dali, são convidados a dar um mergulho no Espaço Oceano e encantar-se com a diversidade das espécies que habitam esse ambiente. 

Neste espaço, os visitantes conhecem os animais marinhos protegidos pelos projetos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil que, junto da Petrobras, realizam ações de pesquisa e educação ambiental e conservação marinha. No local, há uma grande ossada de baleia-jubarte, esqueletos de albatrozes de diversas espécies, painel de tartarugas-marinhas em tamanho real, além de uma réplica de um casal de albatrozes-viageiros no ninho, a maior espécie de ave oceânica do mundo, que pode chegar a 3,5m de envergadura. 

Para fechar o trajeto da visitação, o Espaço Albatroz reúne materiais que abordam a biologia dos albatrozes e petréis, apresentando as principais espécies e adaptações biológicas dessas aves incríveis, explicando a interação delas com a pesca de espinhel e guiando o visitante por uma reflexão sobre o seu papel na conservação do oceano.

O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz fica na Avenida Wilson Mendes, s/nº, no Porto do Carro, ao lado do Dormitório das Garças. O local está aberto para visitação de quinta-feira a domingo, das 13h às 18h. O estacionamento é gratuito para visitantes.

Projeto Albatroz em Cabo Frio

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz foi criado para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos. A construção do espaço, realizada em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, foi feita pelas empresas Executare e SMW.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais