X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Artista plástico, Alexandre Huber assina seu centésimo painel no Projeto Albatroz: “a arte é essencial para a educação ambiental”

5 DICAS DE ATIVIDADES (1)

Parceiro de longa data da instituição, Huber foi escolhido para criar os painéis que decoram as paredes do Centro de Visitação do Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ)

A arte inspira, conecta, sensibiliza. É nisso que o artista plástico Alexandre Huber acredita. Ele trabalha desde 2009 com ONGs e instituições dedicadas à conservação marinha, somando mais de 250 oficinas de arte para crianças, cinco livros publicados, design de peças de roupas e cem murais pintados em diversas cidades do país - o último deles, no Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em Cabo Frio (RJ).

O local, que funcionará como ponto turístico e também referência em ações de educação ambiental marinha, conta com três grandes painéis: um deles representando o ambiente de mangue da Lagoa de Araruama que margeia o centro, outro com um grande albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche Melanophris), e um terceiro com representações das principais espécies de albatroz avistadas no Brasil, o sobrancelha-negra, o albatroz-viageiro (Diomedea exulans) e o albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos). Além disso, Huber foi o responsável pela criação de um painel no Espaço Oceano, com ilustrações em tamanho real das principais espécies de tartarugas encontradas no país.

A assinatura do centésimo painel ocorreu durante a inauguração do centro, com a presença de autoridades como a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, o gerente-executivo de responsabilidade social da Petrobras, José Maria Rangel e a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, amiga e parceira de longa data do artista.

Confira abaixo, uma breve entrevista com o artista plástico Alexandre Huber:

1 - Como começou sua história de parceria com o Projeto Albatroz?

A convite da Tatiana Neves, fiz meu primeiro painel como artista plástico para o projeto em 2009. A parceria foi tão boa que após esse primeiro trabalho, contribui com a produção de jogos educativos como o da Grande Viagem do Albatroz, o Livro Para Colorir, moldes e ações nas escolas.

2 - Quais características dos albatrozes são mais únicas e interessantes na hora de criar uma ilustração?

O albatroz é um animal único, né? Quando vou criar uma arte, pintura ou ilustração, busco enriquecer as imagens dos albatrozes com características que os diferenciam de todas as outras aves, para poder aproximar esses animais oceânicos do público. Quando falamos sobre educação ambiental para crianças, esses detalhes são importantes para que elas reconheçam as suas grandes asas, o seu bico diferenciado, as narinas tubulares que filtram o sal, suas patas e cores.

3 - Para você, qual é a importância da arte e da ilustração para engajar crianças e jovens na educação ambiental?

Para mim, a arte é uma ferramenta super importante para alcançar de forma lúdica todos os públicos, de adultos a crianças. Com a arte, a curiosidade das crianças é aguçada, elas fazem perguntas aos pais e professores e, assim, aumentam seu conhecimento sobre as espécies. A gente costuma dizer que é preciso conhecer para conservar e, conhecendo suas características através da arte, as crianças se familiarizam com os animais e passam a ser guardiões daquela espécie ou ecossistema, no caso, o oceano.

4 - Na inauguração, você assinou o seu 100º painel. Você pode falar um pouco sobre as inspirações para a criação dos painéis do centro? O que esse marco do 100º painel significa na sua carreira?

A conclusão do 100º painel significou a conclusão de uma missão pessoal de espalhar pelo litoral brasileiro, cem murais que retratassem a vida marinha para, como ferramenta de educação e cultura oceânica, passar às comunidades a importância da conservação do oceano. Comecei essa missão em 2009 com o Projeto Albatroz e não poderia terminar de forma diferente. Viajei pelo litoral de quase todo o país, de Rio Grande (RS) até Macapá (AM), então posso dizer que foi algo incrível e já estou pronto para as próximas. A inspiração para os murais do Centro de Visitação foi mostrar essa ave maravilhosa, com suas mais diferentes espécies, para o grande público. Acredito que hoje esse seja o maior painel de albatrozes do mundo. Nós conseguimos colocar a riqueza exuberante dessas aves nas paredes do centro e espalhar essa imagem pelo mundo para que todos conheçam essa maravilha que é o Centro de Visitação do Projeto Albatroz.

1 5 DICAS DE ATIVIDADES (2) 3 4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais