Apropriação territorial: Projeto Albatroz integra experiência curricular da única Escola Azul da Região dos Lagos
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de comportamentos em prol da sustentabilidade do oceano
No dia 24 de outubro, o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz recebeu alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Miguel Couto, localizado em Cabo Frio, única escola da Região dos Lagos a ter a certificação de Escola Azul - um reconhecimento internacional às instituições que incentivam estudantes a terem maior consciência sobre o oceano.
Com mais de 700 km de litoral, 380 praias e potencial econômico para atividades de pesca, turismo, transporte marítimo e indústria naval, o estado do Rio de Janeiro tem apenas 10 Escolas Azuis. Somente uma fica na Costa do Sol, trecho litorâneo que reúne diversos municípios costeiros, como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema e Rio das Ostras, onde as atividades econômicas ligadas ao mar têm grande relevância local e regional.
O programa Escola Azul chegou ao Brasil em 2020, sendo coordenado pelo programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Atualmente, 343 escolas brasileiras possuem a certificação, também presente em 16 países do Atlântico através da Rede Escola Azul Atlântico, uma iniciativa coordenada por Brasil, Portugal e Argentina. Essa certificação é um marco importante para a região porque propõe a promoção de ações e mudanças de comportamentos em prol da sustentabilidade do oceano por meio do currículo escolar.
Apropriação territorial para a sensibilização
Para a conscientização e conexão com a cultura oceânica, o Colégio Estadual Miguel Couto desenvolve atividades extracurriculares como as saídas de campo que “têm como objetivo conhecer e se apropriar da cidade” – como relata a professora de geografia Daniele Pinheiro, responsável pela visita no Projeto Albatroz.
Com um circuito que aborda temas de biodiversidade marinha, biologia e pesca, a exposição do Centro de Visitação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, oferece uma imersão à cultura oceânica, promovendo uma conexão do visitante com o território, sobretudo com a cidade de Cabo Frio, região estratégica quando o tema é conservação marinha já que reúne fatores e elementos naturais que favorecem a presença de aves pelágicas e animais marinhos com mais facilidade do que em qualquer região do país.
O aluno Isaque Cunha, da 2ª série do Ensino Médio, diz ter ficado impressionado com tantos conhecimentos e curiosidades aprendidos sobre a diversidade dos ecossistemas locais e ter se sentido “motivado a explorar mais a cidade” já que, a partir da visita, “terá uma visão diferente.”
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais