Aos 74 anos, albatroz mais longeva do mundo gera mais um filhote em ilha do Pacífico
Anilhada em 1956, estima-se que Wisdom teve mais de 30 filhotes até agora. Ave é a mais longeva de que se tem registro científico
Típicos do Hemisfério Norte, os albatrozes-de-Laysan (Phoebastria immutabilis) passam a maior parte da vida sobrevoando o Oceano Pacífico e escolhem se reproduzir em pequenos atois e ilhas próximas ao Havaí, sendo o Atol de Midway o mais famoso entre eles. Apesar de sua expectativa de vida girar em torno dos 40 e 50 anos, uma fêmea da espécie já superou os 70 anos e continua se reproduzindo: Wisdom colocou um novo ovo nos últimos dias de 2024, trazendo esperança para a conservação dessa espécie ameaçada de extinção.
O Atol de Midway é reconhecido globalmente por fotos de grandes zonas de acúmulo de lixo plástico, onde as aves e a fauna marinha convivem com sacolas, garrafas, embalagens e outros materiais que, se ingeridos, podem levar as aves à morte por interrupção do trato gastrointestinal. E Wisdom, que significa “sabedoria” em inglês, representa a resiliência dessa espécie em um ambiente hostil.
Considerada a ave selvagem mais longeva de que se tem registros oficiais, ela foi anilhada com a tag ‘Z333’ por pesquisadores em 1956, quando chocava seu primeiro ovo, e devido à maturidade sexual da espécie, que varia de cinco a oito anos de idade, foi estimado que ela tinha cinco - número utilizado como base de cálculo para sua idade até hoje.
Desta vez, o parceiro de Wisdom não é o mesmo: Akeakamai, que significa ‘apaixonado pelo conhecimento’ no idioma havaiano, já não era visto no atol desde o final de 2021, o que aumenta as suspeitas de sua morte. Em meados de 2023, pesquisadores começaram a ver Wisdom sendo cortejada por outros machos e, este ano, finalmente houve sucesso.
O novo parceiro não era conhecido dos pesquisadores do atol e, por isso, foi anilhado para ser acompanhado nas próximas temporadas.
Números impressionantes
Embora uma das características mais marcantes dos albatrozes seja sua fidelidade aos parceiros reprodutivos, ela pode não durar toda a vida. Segundo o gerente técnico do Projeto Albatroz, Gabriel Canani, é o sucesso reprodutivo que determina se um casal continua junto por longos anos. “Os albatrozes são aves ‘k-estrategistas’, ou seja, colocam muita energia no seu processo reprodutivo, botando um único ovo a cada um ou dois anos, e empregando meses de dedicação ao sucesso do filhote”, explica. “Portanto, se em determinadas situações, como fracassos reprodutivos (ovo não choca ou o filhote não sobrevive até sair sozinho do ninho), e competição entre indivíduos, o casal pode optar por buscar outro parceiro”.
Para além da idade, os números de Wisdom são impressionantes. Segundo técnicos da United States Fish and Wildlife Service (USFWS), é provável que a fêmea tenha botado cerca de 50 ovos durante a vida, sendo que pelo menos 30 vingaram, tornando possível que ela divida a mesma ilha reprodutiva com muitos de seus filhotes.
Estima-se que os albatrozes-de-Laysan voem até 80.000 km por ano quando adultos. Segundo essa conta, Wisdom já teria feito seis viagens de ida e volta à Lua com a idade de hoje, ainda de acordo com o USFWS.
Leia mais
+ Notícias

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...
Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...
21/02/2025
21/02/2025 Leia mais
7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...
Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...
17/02/2025
17/02/2025 Leia mais