Alunos de escolas santistas fazem poesias e trabalhos sobre o Albatroz
Poesias, maquetes, jogos e cartazes sobre a conservação de albatrozes e petréis foram alguns dos trabalhos realizados, em sala de aula, por alunos integrantes do Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola”. Amostras dessas produções foram apresentadas por professores, da rede pública de ensino de Santos-SP, durante o evento Resultados 2012 “Albatroz na Escola”, no último dia 6.
Entre as dez instituições de ensino participantes do “Albatroz na Escola’, oito estiveram presentes ao evento com aproximadamente 40 professores. Durante a apresentação, a criatividade dos professores foram o destaque da noite.
A escola Auxiliadora da Instrução apresentou um livreto de limeriques, poesias com apenas cinco versos, sobre a rotina do albatroz produzido pelos alunos. Outra turma, da mesma escola, fez paródias inspiradas no texto “A Balada do Velho Marinheiro”, do poeta inglês Samuel Coleridge, disponível como texto de apoio na Cartilha de Educação Ambiental Marinha, Livro do Professor, desenvolvido pelo Projeto Albatroz.
A escola Oswaldo Justo usou a aula de artes para a produção de réplicas, em barro e bolinhas de algodão, do ninho da “Família do Albatroz”. .Durante esta atividade, características da reprodução e da fidelidade do albatroz foram abordadas, assim como questões sobre valores familiares. Um registro desses trabalhos foi feito por meio de um banner com fotos.
Já a escola João Papa Sobrinho elaborou maquetes de oceanos com animais da biodiversidade marinha e com reproduções de barcos de espinhel, utilizando o toriline, medida mitigadora para a conservação de albatrozes e petréis. Pesquisas e cartazes sobre a conservação dessas aves também foram realizados nessa escola.
Um diferente quebra-cabeça com o albatroz em harmonia com o meio ambiente foi produzido com telas de pintura, que se encaixam e completam o desenho, na escola Avelino da Paes Vieira. O problema da poluição marinha para a sobrevivência de animais marinhos também foi apresentado na escola Barão do Rio Branco por meio de maquetes com objetos recicláveis, como caixa de pasta de dente, garrafa plástica ou canudos. A escola Maria Luiza Alonso também trabalhou o tema do Programa, em sala de aula, realizando roda de conversa sobre a conservação marinha com seus alunos.
Projeto Albatroz na Escola: Em 2012, pela primeira vez, escolas de nível fundamental I da rede pública de Santos tiveram a oportunidade de incluir, em seu planejamento, o tema da biodiversidade marinha, adotando as cartilhas de educação ambiental marinha, distribuídas gratuitamente, e ações propostas do “Projeto Albatroz na Escola”. Dez escolas, no total, participaram do Programa.
As ações do Projeto Albatroz na Escola foram estabelecidas por meio de termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Projetos Especiais (SEPROJE) de Santos. Em 2013, a parceria continua e outras escolas poderão ser incluídas no Programa. A perspectiva é também envolver outras cidades litorâneas no Programa.
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais