Ações de limpeza de praia mobilizam equipes do Projeto Albatroz no sudeste e recolhem mais de 1 tonelada de lixo
Atividades de limpeza, educação ambiental e sensibilização do público aconteceram em Santos (SP), Guarujá (SP) e Cabo Frio (RJ)
Com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância de manter os oceanos limpos para a manutenção da biodiversidade marinha, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou de diferentes ações em prol do meio ambiente entre os dias 14, 15 e 21 de setembro - este último conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. As ações no sudeste reuniram mais de 2 mil pessoas e recolheram mais de 1 tonelada de resíduos.
As atividades começaram no fim de semana do dia 14 e 15, com um CleanUp realizado em parceria com o Instituto EcoSurf, o Clube Internacional de Regatas de Santos e Escola de Vela Cir na sede náutica do clube, localizada em Santa Cruz dos Navegantes no município do Guarujá (SP). Na ação, que teve a presença da coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, foram coletados mais de 800 kg de lixo, entre pneus, cadeiras, garrafas PET e copos, sacolas plásticas e petrechos de pesca.
A educadora aproveitou a ocasião para falar sobre como o lixo plástico afeta a vida da fauna marinha e também coloca em risco aves como os albatrozes e petréis, que muitas vezes se alimentam dele em alto-mar, confundindo-o com peixes e lulas.
Mais de 2 mil voluntários
Já na praia de Santos (SP), o Projeto Albatroz se reuniu na manhã do sábado (21), com outras organizações do terceiro setor e projetos de conservação como Mantas e Meros do Brasil para participar do World CleanUp Day organizado pelo Instituto Mar Azul (IMA) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Apesar do tempo encoberto, milhares de pessoas uniram esforços para recolher quase 300 kg de lixo em mais de 3 km de faixa de areia entre a Praça das Bandeiras e o Aquário de Santos. Os resíduos mais encontrados foram: garrafas PET, bitucas de cigarro, sacos plásticos e uma enorme variedade de microlixo que degradam a praia e, por consequência, toda a costa da cidade.
O microlixo é um tipo de resíduo formado por pequenos pedaços de materiais sintéticos que, devido seu tamanho, acabam escapando da limpeza convencional, se misturando aos grãos de terra e areia. No oceano, podem contaminar todo o ecossistema marinho, ficando depositados na areia ou sendo ingeridos pelos animais, podendo levá-los à morte.
No ponto final da atividade, o Coletivo Jovem Albatroz (CJA) realizou o ‘Consuma São’, atividade que provoca reflexões sobre a relação entre o consumo e a geração de lixo que contamina os oceanos, com atividades voltadas à crianças de todas as idades, jovens e adultos.
A responsável pelo CJA, Thaís Lopes, explica que o ‘Consuma São’ é um complemento importante das ações de clean-up: “Essa atividade tem o papel de trazer para o visitante a responsabilidade do problema do lixo plástico. Porque esse não é um problema relacionado somente à gestão pública, mas também à forma com que cada um se relaciona com o consumo e com o uso desses materiais que acabam nas praias”.
Em Cabo Frio
Para encerrar o sábado de Dia Mundial de Limpeza de Praias, a equipe do Projeto Albatroz em Cabo Frio (RJ) montou uma tenda na Praia do Forte, como parte da ação ‘Cabo Frio de Ponta a Ponta’, organizada por dezenas de instituições e realizada em 11 praias do município.
Voluntários e a equipe do Projeto Albatroz conversaram com os participantes sobre o impacto do lixo para a sobrevivência de aves, répteis, peixes e mamíferos que vivem nos oceanos, a contaminação da água e seus impactos na pesca.
Os visitantes puderam conhecer de perto a réplica de um albatroz-viageiro, uma das aves com maior envergadura do mundo, podendo chegar aos 3,5m de uma asa à outra.
Esforço conjunto
No Dia Mundial de Limpeza de Praias, o Projeto Albatroz se uniu com outros 22 projetos patrocinados pela Petrobras de todo o país para uma ação conjunta. Com base nos resultados de atividades semelhantes realizadas ao longo do ano, os 23 projetos cobriram 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul com a ação. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia era mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente. Confira fotos e vídeos das ações nas redes sociais pelas hashtags #JuntosPeloMeioAmbiente e #MaresLimpos2019.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais