Ações de clean-up no Rio de Janeiro e São Paulo mobilizam equipe do Projeto Albatroz
Mutirões aconteceram na capital fluminense, Cabo Frio (RJ) e Itanhaém (SP)
Inspirados pelo World Clean-up Day, celebrado no último dia 15 em todo o mundo, diversas organizações ambientais e projetos de conservação marinha organizaram atividades que buscavam combater o lixo marinho. O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi convidado a unir esforços em prol do meio ambiente em três cidades: Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ) e Itanhaém (SP).
Levantamentos recentes em âmbito global apontam que a interação com lixo têm sido um dos principais causadores de mortes de animais marinhos, como aves, tartarugas e diversos mamíferos. O perigo é tamanho que já é considerado uma das principais ameaças à sobrevivência das espécies dos albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção.
A primeira das atividades em homenagem à data aconteceu no dia 15, no Boulevard Canal na orla de Cabo Frio. Durante a ação Ecomar - Limpeza dos Mares, foram recolhidos mais de quatro toneladas de resíduos no fundo e na orla do Canal do Itajuru. Cerca de 70% do lixo era composto por pneus e o restante dividiu-se entre carcaças de eletrodomésticos, móveis e material plástico.
Das 8 às 12 horas, Luiza Garcia e Eduardo Pimenta, representantes do Projeto Albatroz na base de Cabo Frio, estiveram no local e falaram ao público sobre a importância da conservação marinha para a biodiversidade.
Monumento Natural das Ilhas Cagarras
A convite do Projeto Ilhas do Rio, o Projeto Albatroz viajou ao Rio de Janeiro para participar do VI Mutirão de Limpeza no Mona Cagarras. O evento, realizado no sábado (22), envolveu 30 voluntários em atividades em prol do meio ambiente, como palestras, exposições e sorteio de brindes.
O Projeto Albatroz foi representado pela assistente administrativa Beatriz Gago. Ela uniu esforços com os demais participantes do mutirão, que aconteceu na Praia de Copacabana, na altura do Posto 6. Durante a ação, foram recolhidos e separados mais de 60 kg de lixo, entre resíduos plásticos, metálicos, vidros, papel entre outros. Os materiais foram descartados corretamente ao término do evento.
O mutirão que aconteceria no mar precisou ser desmarcado devido às más condições climáticas.
Segundo Beatriz, a quantidade de bitucas de cigarro, cotonetes e canudos encontrados na areia chamou atenção dos participantes.
“Esses tipos de lixos pequenos são os mais difíceis de coletar e contabilizar”, explicou. “Quando chegamos à praia, o serviço de coleta da prefeitura já havia passado, porém os caminhões pegam somente os resíduos maiores, enquanto os menores permanecem misturados à areia”.
Na orla de Itanhaém
Localizada a 118 km de São Paulo, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do país e abriga uma das sedes do Instituto Gremar, especializado na reabilitação de animais marinhos. O projeto parceiro realizou o Mutirão de Limpeza na Praia do Centro no dia 23, data que também marcava o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.
O evento recolheu aproximadamente dez mil itens, entre bitucas de cigarro, pedaços de plástico, isopor, tampas de garrafa PET e outros materiais, totalizando mais de 49 kg.
A coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, foi ao evento junto da voluntária e bióloga marinha Janaína Machado, uma das primeiras observadoras de bordo da instituição. Elas participaram da coleta de resíduos e também das ações educativas do evento, que contou com a participação de iniciativas parceiras e atividades culturais.
Para Cynthia, ações como essas reforçam o ditado ‘juntos mais fortes’. “Participar deste mutirões de combate ao lixo marinho ao lado dos parceiros nos fortalece institucionalmente e amplia o potencial de transformação junto a sociedade que participa do evento”, afirma.
Leia mais
+ Notícias
Em Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia maisCentro de Visitação do Projeto Albatroz terá catra...
Expectativa é de atrair turistas e moradores para conhecer o espaço de educação ambiental entre os d...
17/12/2024
17/12/2024 Leia mais