6ª edição do Boletim Técnico Científico apresenta novas pesquisas do Projeto Albatroz | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

6ª edição do Boletim Técnico Científico apresenta novas pesquisas do Projeto Albatroz

Foto Notícias_boletim

Publicação digital traz novidades sobre os testes com hookpods mini, captura incidental no sul e sudeste do Brasil e muito mais

Publicação anual desenvolvida pela equipe técnica do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, o Boletim Técnico Científico é uma ferramenta importante para a divulgação científica e de todo o trabalho de conservação da instituição, que completou este ano três décadas de trabalho em prol das aves. A sexta edição do boletim acaba de ser lançada e está disponível para consulta on-line neste link.

A publicação faz uma atualização do trabalho desenvolvido pelos cientistas do Projeto e parceiros no último ano, bem como os resultados de suas mais recentes ações de pesquisa, com linguagem acessível para todos os públicos. Ele é dividido em quatro capítulos que trazem novidades sobre as tecnologias e práticas em prol da conservação de albatrozes e petréis no país.

O primeiro deles inclui dados coletados nos três principais portos de atuação do Projeto Albatroz e apresenta taxas de captura incidental de aves marinhas em espinhéis demersais, também chamados de espinhéis de fundo. Essa pesquisa é relevante, pois essa pescaria é apontada como umas das principais fontes de mortalidade de albatrozes e petréis no mundo, depois da captura por espinhel pelágico.

“Os resultados apresentados neste capítulo representam um importante avanço para a compreensão do atual impacto das pescarias de espinhel do sudeste e sul do Brasil sobre a população de albatrozes e petréis, que integram um dos grupos de aves mais ameaçados do planeta”, sinaliza a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves. 

Já o segundo capítulo do boletim trata dos avanços nos testes com o HookPod, um equipamento que protege a ponta do anzol iscado, que depois de ser lançado pelo pescador, abre-se a profundidades fora do alcance das aves, liberando o anzol para a pesca. Alguns protótipos já foram testados no Brasil e esta última versão, chamada de HookPod-mini, é mais barata e eficiente, uma vez que é desenhada para abrir na profundidade de 20 metros - o dobro da profundidade do protótipo anterior. 

Vale ressaltar que o hookpod é um equipamento eficiente e promissor, recentemente recomendado pelo guia de boas práticas para a redução da captura de aves marinhas em pescarias de espinhel do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP).

O Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP) é o foco do terceiro capítulo. Coordenado pelo CEMAVE/ICMBio, Projeto Albatroz e com base na R3 Animal, em Florianópolis (SC), ele foi criado para fomentar pesquisas sobre albatrozes e petréis no Brasil e no mundo. No boletim, os técnicos do Projeto Albatroz apresentam suas informações mais recentes, incluindo as instituições colaboradoras e as características das mais de 5 mil amostras tombadas até o momento.  

Para fechar o documento com chave de ouro, o último capítulo traz um trabalho de grande importância feito na cidade de Cabo Frio (RJ). Trata-se de uma caracterização abrangente e objetiva das diversas artes de pesca que ocorrem na região. O trabalho foi liderado pelo Prof. Eduardo Pimenta, que além de ser colaborador do Projeto Albatroz no Rio de Janeiro, é também professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e conhecedor das pescarias na Região do Lagos no norte do Rio.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais