X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

3 motivos para usar o planejamento pessoal na hora de fazer escolhas mais sustentáveis

3 motivos-planejamento

Com rotinas organizadas e planejadas, usando planners e calendários, é possível fazer mais pelo meio ambiente sem deixar de lado o esporte, o lazer e o trabalho

Uma pesquisa realizada pela plataforma de pesquisa Opinion Box, no ano passado, revelou que 83% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante no seu cotidiano, refletindo em atividades como trabalho, lazer e compras. Porém, este dado é contrastado com a vida prática: por mais que não desejem agredir o meio ambiente, muitos não sabem como fazê-lo, onde buscar soluções e lhes falta tempo para dedicar à causa. A mesma pesquisa vai ainda mais longe, ao mostrar a relevância desse comportamento na esfera pessoal: para 37% dos brasileiros, as decisões pessoais em prol da conservação são tão importantes quanto as ações governamentais.

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, trabalha há mais de 30 anos pela conservação de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, principalmente, pelo lixo plástico, captura incidental pela pesca e mudanças climáticas. No rol das ações de sensibilização que os educadores ambientais do projeto fazem para provocar reflexões sobre o consumo desenfreado e o papel de cada indivíduo na manutenção das espécies e no futuro do oceano está a identificação de problemas, planejamento para resolvê-lo e, finalmente, a ação.

É exatamente aí que o planejamento pessoal entra. Assim como grandes instituições precisam se organizar para alcançar conquistas no mundo da conservação, todos podem, no nível pessoal, organizar rotinas, compras, estudos e afazeres de forma consciente e crítica, criando espaços para mudanças de hábitos e ações para um mundo mais sustentável. 

Produtos digitais sustentáveis

Entre materiais promocionais sustentáveis que podem ser importantes aliados no planejamento pessoal, há opções de planners semanais e mensais, criados pelo Projeto Albatroz, que podem ser impressos, coloridos e reutilizados quantas vezes quiser.

De acordo com a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Juliana Justino, criar produtos que facilitem a adoção de hábitos mais amigáveis ao oceano e ao meio ambiente de uma forma geral é de grande importância para o Projeto Albatroz. “Quando planejamos nossos produtos promocionais, temos sempre em mente os impactos ambientais que eles podem gerar, damos preferência a fornecedores comprometidos com boas práticas ambientais e valorizamos produções digitais, que possam ser úteis para o maior número de pessoas possível”, explica.

Além disso, mais recentemente, o Projeto Albatroz lançou um Calendário Virtual Ecológico, com design colorido e divertido, que pode ser baixado gratuitamente na biblioteca do site. “Ele traz ilustrações que fazem referência ao oceano, à pesca e às medidas de mitigação que ajudam a conservar os albatrozes e petréis”, adiciona a assessora de comunicação Tatianne Fonseca. “Ele foi pensado com carinho para ser utilizado como plano de fundo do desktop, reduzindo os impactos da impressão para o meio ambiente”.

Veja abaixo três motivos pelos quais o planejamento pessoal é importante para fazer escolhas sustentáveis:

1 - Permite traçar metas alcançáveis: embora muitos brasileiros afirmem se importar com hábitos mais sustentáveis, muitos não sabem como colocá-los em prática. Quando você investe alguns minutos toda semana, quinzena ou mês para repensar suas prioridades, pode pesquisar maneiras de alcançar metas simples, mas que geram um impacto positivo para o meio ambiente como: carregar sacolas de pano ao ir no mercado, ter uma garrafa ou copo reutilizável na mochila, ir em feiras de troca de livros ao invés de comprar novos, consertar eletrodomésticos ao invés de substituí-los, buscar produtores de alimentos orgânicos, aprender a fazer compostagem de resíduos, consumir produtos e serviços de comerciantes locais, entre muitas outras. 

Embora pareça interessante, não é preciso alcançar todas as metas de uma única vez: seja constante na busca por soluções mais sustentáveis e, aos poucos, será capaz de introduzir na sua rotina as melhores possíveis para você, sua rotina e suas finanças.

2 - Cria novas possibilidades de agir pelo meio ambiente: já parou para pensar que, da mesma forma que você analisa sua agenda para planejar uma viagem de férias, você pode utilizar tempo livre para ajudar o oceano, as florestas e as espécies ameaçadas de extinção? Analisando seus compromissos, você pode redefinir prioridades e investir, sempre que possível, algumas horas para aprender sobre conservação marinha, se engajar em ações de limpeza ou sensibilização ambiental, assistir vídeos sobre espécies brasileiras, fazer voluntariado, assistir um filme sobre uma questão climática com a qual você se identifica e muito mais.

3 - Ajuda a diminuir o desperdício: quando conseguimos visualizar as tarefas, compromissos e necessidades do dia a dia, é possível melhorar a organização e identificar gastos desnecessários e evitar o desperdício de tempo, dinheiro, recursos e até mesmo comida. Quer um exemplo? Quando você planeja suas idas ao mercado ou à feira com antecedência e estabelece uma frequência para elas, sabe exatamente o que comprar o período com base nas suas refeições e, assim, evita que os alimentos estraguem e sejam descartados.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais