X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz ganha prêmio na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis

Noticias

O trabalho de anos visando à conservação de albatrozes e petréis nas águas brasileiras, desenvolvido pelo Projeto Albatroz, recebeu um importante prêmio na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis, realizada em Barcelona, no último mês de setembro. Um dos principais encontros de pesquisadores, cientistas e estudantes sobre albatrozes e petréis do mundo, o evento reuniu cerca de 160 trabalhos e aproximou os profissionais que atuam em diversos países.

O primeiro dia de evento contou com dois workshops e um jantar com uma palestra especial no observatório de Barcelona. Nos outros dias os pesquisadores dividiram-se para apresentarem seus trabalhos. E foi com o tema “Captura acidental de aves marinhas e adoção de medidas de mitigação dessa captura na pesca de espinhel pelágico no sul do Brasil”, que o Projeto Albatroz recebeu o prêmio de melhor apresentação oral, apresentada por Dimas Gianuca, colaborador do projeto.

Segundo Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz e de grande participação no trabalho vencedor, que foi desenvolvido no sul do Brasil em 2011 e tinha como objetivo a observação do uso das medidas de mitigação nos barcos de espinhel brasileiros, o prêmio traz grande reconhecimento ao Projeto Albatroz.

Presente em Barcelona e também na 1ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis, realizada em 1995, Tatiana Neves mostrou-se satisfeita não só pela apresentação de Dimas Gianuca como em ver a grande quantidade de alunos brasileiros no recente encontro. “Ver o número de estudantes brasileiros fazendo seus cursos de doutorado fora do Brasil e atingindo nível de PHD nas áreas especificas de albatrozes e petreis, é motivo de orgulho. Precisamos criar um grupo de pesquisadores de alto nível para trabalhar as questões dos albatrozes e petréis em nosso país”, comentou.

Caroline Dias Gabani era uma dessas estudantes em Barcelona. Cursando o último ano de Oceanografia em Santos, ela revelou que sua experiência foi muito importante. Seu trabalho de conclusão de curso é sobre rotas migratórias de albatrozes e sua resposta a tempestades, e tudo o que aprendeu na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis irá acrescentar muito em sua carreira.

“Fui com a intenção de expandir meus horizontes e aprender mais sobre o que eu estava trabalhando. Muitos pesquisadores me apontaram formas de melhorar meu trabalho e isso foi uma experiência muito boa que me trouxe um aprendizado ímpar”, finalizou.

 

Por Leonar Franco


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais