Projeto Albatroz ganha prêmio na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis
O trabalho de anos visando à conservação de albatrozes e petréis nas águas brasileiras, desenvolvido pelo Projeto Albatroz, recebeu um importante prêmio na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis, realizada em Barcelona, no último mês de setembro. Um dos principais encontros de pesquisadores, cientistas e estudantes sobre albatrozes e petréis do mundo, o evento reuniu cerca de 160 trabalhos e aproximou os profissionais que atuam em diversos países.
O primeiro dia de evento contou com dois workshops e um jantar com uma palestra especial no observatório de Barcelona. Nos outros dias os pesquisadores dividiram-se para apresentarem seus trabalhos. E foi com o tema “Captura acidental de aves marinhas e adoção de medidas de mitigação dessa captura na pesca de espinhel pelágico no sul do Brasil”, que o Projeto Albatroz recebeu o prêmio de melhor apresentação oral, apresentada por Dimas Gianuca, colaborador do projeto.
Segundo Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz e de grande participação no trabalho vencedor, que foi desenvolvido no sul do Brasil em 2011 e tinha como objetivo a observação do uso das medidas de mitigação nos barcos de espinhel brasileiros, o prêmio traz grande reconhecimento ao Projeto Albatroz.
Presente em Barcelona e também na 1ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis, realizada em 1995, Tatiana Neves mostrou-se satisfeita não só pela apresentação de Dimas Gianuca como em ver a grande quantidade de alunos brasileiros no recente encontro. “Ver o número de estudantes brasileiros fazendo seus cursos de doutorado fora do Brasil e atingindo nível de PHD nas áreas especificas de albatrozes e petreis, é motivo de orgulho. Precisamos criar um grupo de pesquisadores de alto nível para trabalhar as questões dos albatrozes e petréis em nosso país”, comentou.
Caroline Dias Gabani era uma dessas estudantes em Barcelona. Cursando o último ano de Oceanografia em Santos, ela revelou que sua experiência foi muito importante. Seu trabalho de conclusão de curso é sobre rotas migratórias de albatrozes e sua resposta a tempestades, e tudo o que aprendeu na 6ª Conferência Internacional de Albatrozes e Petréis irá acrescentar muito em sua carreira.
“Fui com a intenção de expandir meus horizontes e aprender mais sobre o que eu estava trabalhando. Muitos pesquisadores me apontaram formas de melhorar meu trabalho e isso foi uma experiência muito boa que me trouxe um aprendizado ímpar”, finalizou.
Por Leonar Franco
Leia mais
+ Notícias
Em Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia maisCentro de Visitação do Projeto Albatroz terá catra...
Expectativa é de atrair turistas e moradores para conhecer o espaço de educação ambiental entre os d...
17/12/2024
17/12/2024 Leia mais