Boletins Técnico Científicos apresentam recentes pesquisas sobre albatrozes
O Boletim Técnico Científico é uma ferramenta para difundir novos conhecimentos e atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvida pelo Projeto Albatroz. É direcionada a pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na conservação dos albatrozes e petréis no Brasil. São realizadas publicações anuais desde 2014 que reúnem os principais trabalhos e os resultados alcançados pelo Projeto.
Caio Marques, Coordenador Técnico do Projeto Albatroz e atual responsável pelos Boletins, se sente lisonjeado e estimulado a fazer parte dos conteúdos: “Essa é uma oportunidade de ampla divulgação científica com alcance não só do meio acadêmico, mas com uma linguagem de fácil entendimento de qualquer membro da sociedade interessado no tema”.
A mais recente publicação do Projeto Albatroz apresenta os resultados dos estudos realizados em 2016. Uma pesquisa comparativa da distância dos pesos dos anzóis utilizado na pesca como forma de medida mitigadora foi uma das mais relevantes. Segundo Tatiana Neves, Coordenadora Geral do Projeto Albatroz, o estudo foi benéfico e trouxe importantes resultados: “Usar o peso mais próximo do anzol evita a captura das aves e pode ser feito de maneira segura sem causar prejuízo ao pescador”.
A parceria entre filiados da Rede Albatroz também trouxe outras pesquisas nesta edição do Boletim. Com base nos materiais biológicos do banco de dados do Projeto Albatroz, os estudantes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), liderados pelo professor Teodoro Vaske, membro da Rede, analisaram o conteúdo alimentar dos albatrozes e petréis, e identificaram a ingestão de lixos específicos encontrados no oceano.
Com enfoque ecológico, a aluna do mestrado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Suelen Goulart, orientada pelo Dr. Luciano Dalla Rosa, também apresentou um estudo sobre hotspots, áreas importantes de conservação no oceano para os albatrozes. E ainda Patricia Serafini, Médica Veterinária, Servidora do ICMbio e Coordenadora Geral do PLANACAP, conta em seu capítulo a visão em relação às questões da saúde populacional dos albatrozes e às doenças que afetam as espécies de albatrozes e petréis.
Com objetivos mais profundos do que disseminar pesquisas científicas a respeito dessas aves, o Projeto Albatroz deseja inspirar estudantes e pesquisadores a contribuírem para mais estudos das espécies e capacitar tecnicamente instituições a respeito da conservação marinha. Conheça outros boletins já publicados:
2014 - A primeira publicação destaca como foram desenvolvidas as medidas que reduzem a captura incidental das aves marinhas e a importância da Medicina da Conservação, que coleta informações sobre a saúde dos Albatrozes que ocorrem no Brasil.
2015 - Esta edição conta com o histórico de discussões nacionais e internacionais sobre as aves, assim como os trabalhos científicos que subsidiaram a inclusão das três medidas mitigadoras na publicação da INI nº 07 de outubro de 2014, em que torna obrigatório o uso do Peso Seguro, Toriline e a Largada Noturna para os pescadores. E ainda apresenta o estudo de Mestrado de Caio Marques, Coordenador Técnico do Projeto Albatroz.
Por Tatianne Fonseca
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais