X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Rodas de conversa sobre cultura oceânica e conservação envolvem mais de 50 pescadores da Região dos Lagos

roda de conversa_cabo frio 2

Encontros tiveram como objetivo apresentar o Projeto Albatroz, divulgar a conservação marinha e conciliar demandas do setor pesqueiro

O NUALBA Oceano (Núcleo de Estudos Aplicados Albatroz Oceano) foi criado há cerca de dois anos para integrar, por meio da interdisciplinaridade, os resultados gerados por pesquisas a processos educadores, visando conciliar demandas da sociedade com a conservação do oceano e a manutenção dos seus serviços ecológicos. Uma das atividades do NUALBA Oceano diz respeito à realização de rodas de conversas com pescadores da Região dos Lagos, onde o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, está construindo seu centro de visitação. Recentemente, dois encontros aconteceram na região, somando mais de 50 pescadores participantes. 

Um deles aconteceu em 18 de maio, no Colégio Estadual Praia do Siqueira, em Cabo Frio (RJ), a convite do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL) - Onda Azul, com a participação de 26 pessoas ligadas à pesca artesanal. O USSL analisa as pescarias lagunares sob um enfoque amplo e integrado numa perspectiva ecossistêmica que considera as espécies exploradas e os componentes econômicos e sociais. Assim, o USSL procura inserir os pescadores e a comunidade como agentes transformadores em busca de sistemas de gestão mais eficientes que assegurem a utilização dos recursos naturais de forma sustentável, missão compartilhada pelo Projeto Albatroz.

Desta forma, o consultor de assuntos estratégicos do Projeto Albatroz, Eduardo Pimenta, foi convidado para compartilhar seus conhecimentos sobre aves lagunares e a importância da atuação do Projeto em Cabo Frio (RJ), trabalhando diretamente com a conservação de albatrozes e também valorizando a pesca artesanal. Ele explicou o que é a pesca lagunar e a relação da Lagoa de Araruama com as aves resistentes e migratórias, explicando o trabalho de monitoramento de portos, pesquisa e educação ambiental realizado pela instituição há quase dez anos na cidade, que culminaram no projeto de construção do Centro Albatroz, a ser inaugurado ainda este ano.

“Discutir esses assuntos com a comunidade da Lagoa de Araruama é fundamental, visto que suas relações com os ecossistemas pesqueiros são bastante abrangentes. Devido a essas atividades, a abrangência e a interação entre ecossistemas os torna peças fundamentais para a conservação dos ecossistemas da região”, explicou Eduardo Pimenta.

Associação de Pescadores de Figueira

Em meados de abril, a equipe técnica do Projeto Albatroz visitou a cidade de Arraial do Cabo (RJ) para uma roda de conversa com 26 pessoas da Associação de Pescadores de Figueira, constituída por trabalhadores de pesca artesanal da Lagoa de Araruama. Durante a conversa, o consultor de assuntos estratégicos Eduardo Pimenta apresentou o projeto de construção do Centro Albatroz, seus objetivos e oportunidades para envolvimento da comunidade pesqueira. Além disso, discutiram assuntos da pesca artesanal e sua relação com a conservação do oceano e a manutenção dos seus serviços ecológicos.

Segundo Pimenta, conversar sobre esses assuntos com os pescadores artesanais da região é fundamental, visto que apesar de realizarem a pesca artesanal na Lagoa, eles também pescam com linha de mão no oceano. “O distrito de Figueira é desenhado com a Lagoa de Araruama em uma margem e na outra o mar aberto, um dos motivos que facilita aos pescadores a utilizarem os dois métodos de pesca”, completa. 

Projeto Albatroz na Região dos Lagos

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação do Projeto Albatroz está sendo construído em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

 

roda de conversa_cabo frio 1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais