• Portugues
  • English
  • Spanish

Representante do Projeto Albatroz participará do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar

Foto Noti?cias_Representante Semina?rio Combate ao Lixo

Entre os dias 6 e 8 de novembro, o gerente técnico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, fará parte dos painéis de discussão do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar. O evento será realizado no Maison de France, no Rio de Janeiro, pela parceria entre Ministério do Meio Ambiente, a ONU Meio Ambiente e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

O evento já teve suas inscrições esgotadas, mas será transmitido ao vivo na página oficial da ONU Meio Ambiente no Facebook, a partir das 19h, neste link.

O seminário reunirá representantes do governo, da academia, setor privado e sociedade civil em discussões que apresentarão estudos e experiências relacionadas ao lixo no mar, seus impactos, possíveis soluções e desafios de pesquisa, educação e mobilização.

Dimas Gianuca participará do painel “Desafios da mobilização para o combate ao lixo no mar”, que acontecerá no último dia do evento, às 14h40, com mediação do gerente de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Lima. O tema da fala do coordenador técnico será “Educação ambiental: potencialidades e limites”. O painel contará ainda com palestras de Eliane Benício (Canal Futura), Fabiano Barreto (Global Garbage) e João Malavolta (Instituto Ecosurf).

Gianuca falará sobre a experiência do Projeto em relação ao volume de lixo nos oceanos e como esse cenário afeta a vida dos albatrozes e petréis - aves oceânicas que passam a maior parte da vida em alto mar.

“Eu apresentarei os sucessos alcançados pelo Projeto Albatroz através de aproximação e educação dos pescadores, bem como o desafio de mobilizar pescadores de alto mar para a conservação marinha”, explica.

Políticas Públicas

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Albatroz conserva a vida dos albatrozes e petréis, bem como o habitat onde passam a maior parte da vida - o mar. Este ano, durante a Conferência dos Oceanos, em Nova York, o Brasil firmou o compromisso voluntário de formular o 1º Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, previsto para ser lançado em junho do ano que vem. A realização deste seminário foi o primeiro passo para a criação do plano.

Para Gianuca, participar deste evento como representante do Projeto Albatroz significa defender a conservação dos oceanos e contribuir para a diminuição do número de mortes de animais marinhos em geral.

“Eles morrem ao ingerirem plásticos ou serem presos ou enredados. Além disso, o plástico também se quebra em partículas muito pequenas que contaminam o ecossistema marinho como um todo”.


Leia mais

+ Notícias

lancamento noticia tati

Projeto Albatroz lança pedra fundamental dando mar...

Solenidade aconteceu no dia 10 de outubro, às 10 horas, em frente à Lagoa de AraruamaQuase um ano após a assinatura do termo em que a Prefeitura de Cabo Frio (RJ...

02/10/2019 Leia mais
Foto  ninho

Projeto Albatroz realiza atividades lúdicas de edu...

Brincadeiras farão parte da programação do ‘Dia da Criança e dos Mares’, do Aquário Municipal de SantosPara comemorar o Dia das Crianças, nada melhor...

24/09/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais