Representante do Projeto Albatroz participará do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Representante do Projeto Albatroz participará do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar

Foto Noti?cias_Representante Semina?rio Combate ao Lixo

Entre os dias 6 e 8 de novembro, o gerente técnico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, fará parte dos painéis de discussão do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar. O evento será realizado no Maison de France, no Rio de Janeiro, pela parceria entre Ministério do Meio Ambiente, a ONU Meio Ambiente e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

O evento já teve suas inscrições esgotadas, mas será transmitido ao vivo na página oficial da ONU Meio Ambiente no Facebook, a partir das 19h, neste link.

O seminário reunirá representantes do governo, da academia, setor privado e sociedade civil em discussões que apresentarão estudos e experiências relacionadas ao lixo no mar, seus impactos, possíveis soluções e desafios de pesquisa, educação e mobilização.

Dimas Gianuca participará do painel “Desafios da mobilização para o combate ao lixo no mar”, que acontecerá no último dia do evento, às 14h40, com mediação do gerente de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Lima. O tema da fala do coordenador técnico será “Educação ambiental: potencialidades e limites”. O painel contará ainda com palestras de Eliane Benício (Canal Futura), Fabiano Barreto (Global Garbage) e João Malavolta (Instituto Ecosurf).

Gianuca falará sobre a experiência do Projeto em relação ao volume de lixo nos oceanos e como esse cenário afeta a vida dos albatrozes e petréis - aves oceânicas que passam a maior parte da vida em alto mar.

“Eu apresentarei os sucessos alcançados pelo Projeto Albatroz através de aproximação e educação dos pescadores, bem como o desafio de mobilizar pescadores de alto mar para a conservação marinha”, explica.

Políticas Públicas

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Albatroz conserva a vida dos albatrozes e petréis, bem como o habitat onde passam a maior parte da vida - o mar. Este ano, durante a Conferência dos Oceanos, em Nova York, o Brasil firmou o compromisso voluntário de formular o 1º Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, previsto para ser lançado em junho do ano que vem. A realização deste seminário foi o primeiro passo para a criação do plano.

Para Gianuca, participar deste evento como representante do Projeto Albatroz significa defender a conservação dos oceanos e contribuir para a diminuição do número de mortes de animais marinhos em geral.

“Eles morrem ao ingerirem plásticos ou serem presos ou enredados. Além disso, o plástico também se quebra em partículas muito pequenas que contaminam o ecossistema marinho como um todo”.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais