Representante do Projeto Albatroz participará do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar
Entre os dias 6 e 8 de novembro, o gerente técnico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, fará parte dos painéis de discussão do 1° Seminário Nacional sobre o Combate ao Lixo no Mar. O evento será realizado no Maison de France, no Rio de Janeiro, pela parceria entre Ministério do Meio Ambiente, a ONU Meio Ambiente e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
O evento já teve suas inscrições esgotadas, mas será transmitido ao vivo na página oficial da ONU Meio Ambiente no Facebook, a partir das 19h, neste link.
O seminário reunirá representantes do governo, da academia, setor privado e sociedade civil em discussões que apresentarão estudos e experiências relacionadas ao lixo no mar, seus impactos, possíveis soluções e desafios de pesquisa, educação e mobilização.
Dimas Gianuca participará do painel “Desafios da mobilização para o combate ao lixo no mar”, que acontecerá no último dia do evento, às 14h40, com mediação do gerente de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Lima. O tema da fala do coordenador técnico será “Educação ambiental: potencialidades e limites”. O painel contará ainda com palestras de Eliane Benício (Canal Futura), Fabiano Barreto (Global Garbage) e João Malavolta (Instituto Ecosurf).
Gianuca falará sobre a experiência do Projeto em relação ao volume de lixo nos oceanos e como esse cenário afeta a vida dos albatrozes e petréis - aves oceânicas que passam a maior parte da vida em alto mar.
“Eu apresentarei os sucessos alcançados pelo Projeto Albatroz através de aproximação e educação dos pescadores, bem como o desafio de mobilizar pescadores de alto mar para a conservação marinha”, explica.
Políticas Públicas
Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Albatroz conserva a vida dos albatrozes e petréis, bem como o habitat onde passam a maior parte da vida - o mar. Este ano, durante a Conferência dos Oceanos, em Nova York, o Brasil firmou o compromisso voluntário de formular o 1º Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, previsto para ser lançado em junho do ano que vem. A realização deste seminário foi o primeiro passo para a criação do plano.
Para Gianuca, participar deste evento como representante do Projeto Albatroz significa defender a conservação dos oceanos e contribuir para a diminuição do número de mortes de animais marinhos em geral.
“Eles morrem ao ingerirem plásticos ou serem presos ou enredados. Além disso, o plástico também se quebra em partículas muito pequenas que contaminam o ecossistema marinho como um todo”.
Leia mais
+ Notícias
Projeto Albatroz é homenageado pela Prefeitura de ...
Iniciativas de Educação Ambiental realizadas pela instituição foram um dos critérios avaliados para ...
25/11/2024
25/11/2024 Leia maisUnidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia mais