X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz sensibiliza crianças em encontro da ABVC em Angra dos Reis

Foto Notícias_ABVC 4

Realizado, entre os dias 7 e 8 de setembro, o XVI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro reuniu profissionais do setor, apaixonados pela vela e outros interessados na Marina Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ). O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi convidado pela organização do evento para envolver as crianças em ações que as sensibilizassem sobre a importância da conservação marinha.

Para estreitar a relação de sentido entre as práticas sustentáveis com os oceanos e os albatrozes e petréis que nele habitam, a coordenadora de educação do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, escolheu uma série de atividades. Uma delas foi o Jogo da Memória marinha, em que as crianças devem encontrar pares de animais protegidos por projetos de conservação da Rede Biomar - formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.

Outra foi o painel de asas, que ajuda as crianças a visualizarem a diferença de envergadura entre albatrozes e outras aves do cotidiano, como pomba, bem-te-vi e beija-flor. Algumas espécies de albatrozes vistas em expedições marítimas, como o albatroz-viageiro, por exemplo, podem ter 3,5m de uma asa à outra e são aves ameaçadas de extinção.

A Oficina de Ninhos é uma das atividades favoritas da criançada. Com argila, algodão e cola colorida, elas constroem seu próprio ninho com filhote de albatroz, enquanto aprendem mais sobre a biologia, o cuidado parental e a vulnerabilidade das aves oceânicas - que enfatizam a importância de sua conservação.

Como o mar é uma paixão em comum dos velejadores e integrantes do Projeto Albatroz, a educadora também reforçou com as crianças o uso consciente de materiais plásticos e o descarte incorreto. Uma vez em alto-mar, podem causar a morte de aves, peixes, tartarugas e outros animais, além de, claro, poluir o ambiente marinho como um todo.

“As crianças da ABVC velejam com frequência ou moram nos barcos com suas famílias. Elas são conectadas com o mar, com a natureza e percebem os animais, o clima e também a poluição marinha à sua volta”, explica. “Nesse ponto, são ótimos agentes de sensibilização para a sociedade, pois realmente vivem o que estão falando. Foi uma oportunidade deliciosa estar com eles!”, afirma Cynthia Ranieri.

No encontro, também foram disponibilizados às crianças livros sobre educação e conservação do meio ambiente. Um deles foi o “Vamos dar a volta ao mundo?”, de autoria da fotógrafa ambiental Marina Klink, palestrante do mesmo evento. Esposa do navegador Amyr Klink, ela e sua família exploram a região Antártica uma série de expedições que os colocaram em contato com animais como albatrozes, petréis, tartarugas e baleias.

XVI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro

A Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC) foi criada em 2003 com o objetivo comum de fazer uma associação que pudesse apoiar a vela de cruzeiro no litoral do Brasil. Os velejadores brasileiros careciam de formação adequada, estrutura para seus barcos e informações sobre os locais que pretendiam navegar. Os eventos realizados pela ABVC incluem palestras, oficinas e outras atividades educativas para fortalecer os profissionais e apaixonados pela vela.

Mais informações: www.abvc.com.br

Foto Notícias_ABVC 1 Foto Notícias_ABVC 2 Foto Notícias_ABVC 3

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais