X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz leva contação de histórias para crianças de escolas de Santos

Foto Notícias_contacao 3

Nova atividade tem o objetivo de sensibilizar a primeira infância sobre a conservação marinha através do Programa Albatroz na Escola

É durante a primeira infância que as crianças aprendem conceitos que guardam para a vida toda. Tendo isso em mente, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, desenvolve diversas ações para levar conhecimentos sobre educação ambiental para esse público. Na tarde da última quarta-feira (4), aconteceu a primeira sessão de contação de histórias para mais de 60 alunos da escola Companhia da Criança, em Santos (SP).

Na estreia da atividade, a responsável pelo Programa Albatroz na Escola, Beatriz Sant’Ana,  contou com a ajuda de uma pardela e um albatroz para contar uma divertida história que abordou a importância do uso de medidas que evitem a captura incidental de aves pela pesca e sensibilizou as crianças por meio do enredo infantil. Além disso, os alunos conheceram a ave, suas características biológicas e aprenderam sobre o perigo do lixo plástico nos oceanos.

Durante o ‘Albatroz na Escola’, a criançada acompanhou a performance de uma dupla formada por animadores fantasiados de albatroz-de-nariz-amarelo e pardela-de-óculos, oferecendo abraços grátis, propondo brincadeiras e reflexões sobre o tema da história.

Fizeram parte da atividade quatro turmas de alunos da escola, com mais de 60 crianças do berçário, maternal e jardim de infância, acompanhados de professores e da equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz.

De acordo com Beatriz Sant’Ana, abordar a temática da conservação marinha na primeira infância é primordial para construir cuidados com a natureza numa perspectiva mais ampla. “É entender que natureza não precisa ser associada somente a uma árvore ou qualquer animal terrestre, que todos os ambientes e sua biodiversidade devem ser cuidados e respeitados”, explica. “Sem contar que trabalhar com primeira infância é o tempo todo estar falando sobre sensibilidade e amor”.

 

Sobre o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’

Criado em 2011 com o objetivo de levar para dentro do núcleo escolar ensinamentos sobre a conservação de albatrozes e petréis e os ambientes costeiros e marinhos, o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, conta com atividades especiais voltadas à diversas séries escolares. Desde sua criação, já atingiu mais de 24 mil pessoas em atividades de sensibilização em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além de atividades como ‘A Grande Viagem do Albatroz’, jogos de tabuleiro, painel de asas, atividades de pintura e palestras, a contação de histórias entrou para o programa de educação ambiental, que pode ser contatado pelo e-mail bsantana@projetoalbatroz.org.br.

Foto Notícias_contação Foto Notícias_contacao 4 Foto Notícias_contação 2

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais