• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz leva contação de histórias para crianças de escolas de Santos

Foto Notícias_contacao 3

Nova atividade tem o objetivo de sensibilizar a primeira infância sobre a conservação marinha através do Programa Albatroz na Escola

É durante a primeira infância que as crianças aprendem conceitos que guardam para a vida toda. Tendo isso em mente, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, desenvolve diversas ações para levar conhecimentos sobre educação ambiental para esse público. Na tarde da última quarta-feira (4), aconteceu a primeira sessão de contação de histórias para mais de 60 alunos da escola Companhia da Criança, em Santos (SP).

Na estreia da atividade, a responsável pelo Programa Albatroz na Escola, Beatriz Sant’Ana,  contou com a ajuda de uma pardela e um albatroz para contar uma divertida história que abordou a importância do uso de medidas que evitem a captura incidental de aves pela pesca e sensibilizou as crianças por meio do enredo infantil. Além disso, os alunos conheceram a ave, suas características biológicas e aprenderam sobre o perigo do lixo plástico nos oceanos.

Durante o ‘Albatroz na Escola’, a criançada acompanhou a performance de uma dupla formada por animadores fantasiados de albatroz-de-nariz-amarelo e pardela-de-óculos, oferecendo abraços grátis, propondo brincadeiras e reflexões sobre o tema da história.

Fizeram parte da atividade quatro turmas de alunos da escola, com mais de 60 crianças do berçário, maternal e jardim de infância, acompanhados de professores e da equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz.

De acordo com Beatriz Sant’Ana, abordar a temática da conservação marinha na primeira infância é primordial para construir cuidados com a natureza numa perspectiva mais ampla. “É entender que natureza não precisa ser associada somente a uma árvore ou qualquer animal terrestre, que todos os ambientes e sua biodiversidade devem ser cuidados e respeitados”, explica. “Sem contar que trabalhar com primeira infância é o tempo todo estar falando sobre sensibilidade e amor”.

 

Sobre o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’

Criado em 2011 com o objetivo de levar para dentro do núcleo escolar ensinamentos sobre a conservação de albatrozes e petréis e os ambientes costeiros e marinhos, o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, conta com atividades especiais voltadas à diversas séries escolares. Desde sua criação, já atingiu mais de 24 mil pessoas em atividades de sensibilização em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além de atividades como ‘A Grande Viagem do Albatroz’, jogos de tabuleiro, painel de asas, atividades de pintura e palestras, a contação de histórias entrou para o programa de educação ambiental, que pode ser contatado pelo e-mail bsantana@projetoalbatroz.org.br.

Foto Notícias_contação Foto Notícias_contacao 4 Foto Notícias_contação 2

Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_Apresentações Unimonte

Universitários fazem propostas inovadoras para pub...

Comunicação da instituição foi objeto de estudo dos alunos devido ao destaque do trabalho do Projeto nesta áreaTrazer casos reais para dentro da sala de aula pod...

29/11/2019 Leia mais
Foto Noti?cias_Cole?gio Universitas 3

Professor do Colégio Universitas apresenta o Proje...

Estudantes do Ensino Fundamental aprenderam sobre a importância de conservar estas aves e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ON...

25/11/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais