X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Pesquisadores do Projeto Albatroz marcam presença no Congresso Brasileiro de Oceanografia

Iasmim Begnini, estagiária da Base Regional de Santa Catarina do Projeto Albatroz, durante o CBO 2014

A 6ª edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO), realizada pela Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO, aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro em Itajaí (SC), e contou com a participação do Projeto Albatroz, que esteve no evento com banners dos resultados de três trabalhos realizados com a frota pesqueira de espinhel pelágico. Rodrigo Sant’Ana, Coordenador da Base Regional de Santa Catarina do Projeto Albatroz, destaca que “estar em um encontro técnico-científico deste porte é extremamente importante para a divulgação dos resultados de nosso trabalho, além de compartilhar o conhecimento sobre o Software R, uma ferramenta para o tratamento de dados estatísticos na pesquisa oceanográfica”.

No trabalho ‘Hookpod – medida para redução da captura de aves marinhas em pescarias de espinheis’, os pesquisadores do Projeto Albatroz avaliaram a utilização desta medida mitigadora nas condições reais da frota pesqueira de espinhel no Brasil e constataram que, nos seis cruzeiros acompanhados, nenhuma ave foi capturada pelos anzóis associados ao hookpod durante as largadas diurnas. Já no grupo controle – sem hookpod –, foram capturadas 20 aves, entre albatrozes e petréis. Dessa forma, o dispositivo se mostrou eficiente na redução da captura incidental de aves marinhas.

Outro painel, intitulado ‘Efeito da utilização de luzes elétricas de pesca na velocidade de afundamento dos anzóis em espinhéis pelágicos no sul do Brasil’, analisa a possibilidade de utilizar luzes elétricas de pesca, que já são utilizadas pela frota pesqueira, como dispositivos para cumprir os regimes de peso recomendados por tratados internacionais e pela legislação brasileira. De acordo com os resultados da pesquisa, estas luzes não devem ser utilizadas como medida mitigadora alternativa aos regimes de peso recomendados.

O terceiro trabalho apresentado foi ‘Mortalidade de aves marinhas e mapas de probabilidade de captura: estudo preliminar baseado em Mapas de Bordo fornecidos pelos Mestres da frota industrial de espinhel de superfície do sudeste/sul do Brasil’, que mostrou que existe uma probabilidade maior de captura de aves marinhas em baixas latitudes e longitudes, principalmente durante o inverno, colaborando para o conhecimento do comportamento destas aves e para a identificação de áreas prioritárias de manejo.

Além dos trabalhos técnico-científicos, o Coordenador da Base Regional de Santa Catarina do Projeto Albatroz, Rodrigo Sant’Ana, ministrou o minicurso ‘Introdução ao uso do Software R em análises estatísticas’, em parceria com o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Fernando de Pol Mayer.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais