Para sensibilizar sobre conservação, Projeto Albatroz participa do Festival Oceano, em Santos (SP) | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Para sensibilizar sobre conservação, Projeto Albatroz participa do Festival Oceano, em Santos (SP)

3

Evento organizado pelo Instituto Lixo Zero reuniu instituições da Baixada Santista e também comemorou os 131 anos do porto da cidade

A cidade onde o Projeto Albatroz nasceu há 32 anos, Santos (SP) tem se posicionado cada vez mais como um município atento às temáticas e ações da Década do Oceano, criada pela ONU para sensibilizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade. Em fevereiro, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou do Festival Oceano, organizado pela Prefeitura Municipal e Instituto Lixo Zero, abordando a temática ambiental.

Realizado na Praça Luiz La Scalla Júnior, ao lado do Aquário Municipal, o evento reuniu mais de uma dezena de ONGs de conservação ambiental, instituições de ensino, artistas, músicos e atletas com um objetivo em comum: dialogar sobre o oceano e agir para protegê-lo. O festival contou com shows musicais, atrações teatrais, mutirão de limpeza na praia e também muita educação ambiental. 

No Espaço Projeto Albatroz, crianças e adultos puderam saber mais sobre as espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras, suas características e as ameaças a que estão submetidas, entre elas a ingestão de lixo plástico descartado nas praias. Além disso, também foram realizadas atividades de educação ambiental com materiais como o Jogo da Memória Marinha e o jogo de tabuleiro gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, as atividades educativas são potencializadoras de mudanças a favor do oceano. “Durante o evento, nós tivemos a oportunidade de interagir com crianças, jovens e adultos sobre a conservação de aves marinhas como os albatrozes e os petréis, sensibilizando-os sobre a importância de valorizar o oceano que banha a cidade, sua biodiversidade, e também descartar os resíduos de forma correta, contribuindo assim com o combate ao lixo no mar”.

Também participaram do Festival Oceano as seguintes instituições e parceiros: Projeto Mantas do Brasil, Aldeia Paranapuã, Parque Estadual Marinho Laje de Santos, Mar de Alcatrazes (Unifesp), Aloha Dive, Huber Arte Marinha, Onda de Nós, Museu de Pesca e Instituto de Pesca, Blue - a Sereia Azul, Instituto Arte no Dique, Ateliê Tato e Arte Artesanato, Instituto Mar Azul (IMA), Instituto Biopesca, Museu do Surfe – Pardhal, Composta & Cultiva, Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Colégio Jean Piaget.

 

2 1 4

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais