Para sensibilizar sobre conservação, Projeto Albatroz participa do Festival Oceano, em Santos (SP)
Evento organizado pelo Instituto Lixo Zero reuniu instituições da Baixada Santista e também comemorou os 131 anos do porto da cidade
A cidade onde o Projeto Albatroz nasceu há 32 anos, Santos (SP) tem se posicionado cada vez mais como um município atento às temáticas e ações da Década do Oceano, criada pela ONU para sensibilizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade. Em fevereiro, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou do Festival Oceano, organizado pela Prefeitura Municipal e Instituto Lixo Zero, abordando a temática ambiental.
Realizado na Praça Luiz La Scalla Júnior, ao lado do Aquário Municipal, o evento reuniu mais de uma dezena de ONGs de conservação ambiental, instituições de ensino, artistas, músicos e atletas com um objetivo em comum: dialogar sobre o oceano e agir para protegê-lo. O festival contou com shows musicais, atrações teatrais, mutirão de limpeza na praia e também muita educação ambiental.
No Espaço Projeto Albatroz, crianças e adultos puderam saber mais sobre as espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras, suas características e as ameaças a que estão submetidas, entre elas a ingestão de lixo plástico descartado nas praias. Além disso, também foram realizadas atividades de educação ambiental com materiais como o Jogo da Memória Marinha e o jogo de tabuleiro gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’.
De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, as atividades educativas são potencializadoras de mudanças a favor do oceano. “Durante o evento, nós tivemos a oportunidade de interagir com crianças, jovens e adultos sobre a conservação de aves marinhas como os albatrozes e os petréis, sensibilizando-os sobre a importância de valorizar o oceano que banha a cidade, sua biodiversidade, e também descartar os resíduos de forma correta, contribuindo assim com o combate ao lixo no mar”.
Também participaram do Festival Oceano as seguintes instituições e parceiros: Projeto Mantas do Brasil, Aldeia Paranapuã, Parque Estadual Marinho Laje de Santos, Mar de Alcatrazes (Unifesp), Aloha Dive, Huber Arte Marinha, Onda de Nós, Museu de Pesca e Instituto de Pesca, Blue - a Sereia Azul, Instituto Arte no Dique, Ateliê Tato e Arte Artesanato, Instituto Mar Azul (IMA), Instituto Biopesca, Museu do Surfe – Pardhal, Composta & Cultiva, Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Colégio Jean Piaget.
Leia mais
+ Notícias
Projeto Albatroz é homenageado pela Prefeitura de ...
Iniciativas de Educação Ambiental realizadas pela instituição foram um dos critérios avaliados para ...
25/11/2024
25/11/2024 Leia maisUnidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia mais