X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Espécie símbolo do Projeto Albatroz, albatroz-de-sobrancelha-negra reabilitado é solto em Florianópolis (SC)

Ação de soltura da Associação R3 Animal contou com a participação do Projeto Albatroz

Após três semanas em reabilitação, um albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris) foi devolvido à natureza no dia 25 de agosto, próximo à Ilha do Xavier, em Florianópolis (SC). A soltura embarcada contou com a presença da equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, que estava na região para participar de um workshop organizado por instituições ambientais para fazer a análise de risco e a definição de critérios sanitários para a soltura pós-reabilitação de espécies de dois planos nacionais de conservação. 

O albatroz havia sido resgatado pela equipe da R3 Animal após acionamento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Praia da Armação, no dia 31 de julho. Ao dar entrada no CePRAM/R3 Animal, a ave estava magra, extremamente desidratada e com a presença de parasitas na parte exterior do corpo. O albatroz foi medicado, passou por exames complementares, e ficou sob os cuidados da R3 Animal até que foi considerado apto para soltura.

Soltar um albatroz reabilitado com sucesso é sempre momento de alegria, pois são aves oceânicas e muito sensíveis ao manejo. Mas para a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, o momento foi algo inesquecível.

“Foi mágico! Mesmo após 33 anos dedicando minha vida à conservação dessas aves oceânicas magníficas, eu nunca havia tido a oportunidade de soltar um albatroz vivo com as minhas próprias mãos”, comemora.

“Precisamos exaltar a importância do trabalho da R3 Animal feito através do PMP-BS, de todas as instituições que reabilitam aves, quelônios e mamíferos marinhos na costa brasileira. É um trabalho de excelência, do qual temos muito orgulho”. 

Parceria pela conservação

O Projeto Albatroz e a R3 Animal são parceiros de 2018, quando foi inaugurada oficialmente a base avançada de pesquisas da instituição em Florianópolis, nas dependências da R3 Animal. O trabalho em conjunto com o CEMAVE/ICMBio se deu para a viabilização do Banco de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP), que realiza o intercâmbio de materiais e informações entre instituições (universidades, grupos de pesquisa, entre outros) maximizando o aproveitamento das amostras, destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas e convertendo todas as amostras em fonte de dados para os pesquisadores interessados.

Atualmente, o BAAP reúne mais de 6.300 amostras de 38 espécies diferentes de albatrozes e petréis e já colaborou com quatro projetos de pesquisa, dois deles internacionais. As buscas por amostras biológicas acessadas no acervo do BAAP são diretas, assim como o acesso às informações das amostras alojadas em outras instituições parceiras, que compartilham suas informações. É possível pesquisar as amostras disponíveis no site https://baap.org.br/

Sobre o PMP-BS

O Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina. Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, o telefone para contato com a equipe do PMP-BS é 0800 642 3341.

1 4 3 2 Foto_notícia (7) 2022_08_07_resgate_Josiele_Felli

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais