Espécie símbolo do Projeto Albatroz, albatroz-de-sobrancelha-negra reabilitado é solto em Florianópolis (SC) | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Espécie símbolo do Projeto Albatroz, albatroz-de-sobrancelha-negra reabilitado é solto em Florianópolis (SC)

Ação de soltura da Associação R3 Animal contou com a participação do Projeto Albatroz

Após três semanas em reabilitação, um albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris) foi devolvido à natureza no dia 25 de agosto, próximo à Ilha do Xavier, em Florianópolis (SC). A soltura embarcada contou com a presença da equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, que estava na região para participar de um workshop organizado por instituições ambientais para fazer a análise de risco e a definição de critérios sanitários para a soltura pós-reabilitação de espécies de dois planos nacionais de conservação. 

O albatroz havia sido resgatado pela equipe da R3 Animal após acionamento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Praia da Armação, no dia 31 de julho. Ao dar entrada no CePRAM/R3 Animal, a ave estava magra, extremamente desidratada e com a presença de parasitas na parte exterior do corpo. O albatroz foi medicado, passou por exames complementares, e ficou sob os cuidados da R3 Animal até que foi considerado apto para soltura.

Soltar um albatroz reabilitado com sucesso é sempre momento de alegria, pois são aves oceânicas e muito sensíveis ao manejo. Mas para a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, o momento foi algo inesquecível.

“Foi mágico! Mesmo após 33 anos dedicando minha vida à conservação dessas aves oceânicas magníficas, eu nunca havia tido a oportunidade de soltar um albatroz vivo com as minhas próprias mãos”, comemora.

“Precisamos exaltar a importância do trabalho da R3 Animal feito através do PMP-BS, de todas as instituições que reabilitam aves, quelônios e mamíferos marinhos na costa brasileira. É um trabalho de excelência, do qual temos muito orgulho”. 

Parceria pela conservação

O Projeto Albatroz e a R3 Animal são parceiros de 2018, quando foi inaugurada oficialmente a base avançada de pesquisas da instituição em Florianópolis, nas dependências da R3 Animal. O trabalho em conjunto com o CEMAVE/ICMBio se deu para a viabilização do Banco de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP), que realiza o intercâmbio de materiais e informações entre instituições (universidades, grupos de pesquisa, entre outros) maximizando o aproveitamento das amostras, destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas e convertendo todas as amostras em fonte de dados para os pesquisadores interessados.

Atualmente, o BAAP reúne mais de 6.300 amostras de 38 espécies diferentes de albatrozes e petréis e já colaborou com quatro projetos de pesquisa, dois deles internacionais. As buscas por amostras biológicas acessadas no acervo do BAAP são diretas, assim como o acesso às informações das amostras alojadas em outras instituições parceiras, que compartilham suas informações. É possível pesquisar as amostras disponíveis no site https://baap.org.br/

Sobre o PMP-BS

O Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina. Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, o telefone para contato com a equipe do PMP-BS é 0800 642 3341.

1 4 3 2 Foto_notícia (7) 2022_08_07_resgate_Josiele_Felli

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais