X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Equipe de comunicação do Projeto Albatroz leva conhecimento para estudantes

Foto Noti?cias_jujustino

Equipe de comunicação e presidente de honra do Instituto Albatroz debateram sobre a importância do jornalismo ambiental na busca de levar informação de qualidade e relevância à sociedade

Saber lidar com o público é essencial no momento de divulgar uma informação, principalmente quando se trata de meio ambiente. Disseminar conteúdo da forma mais compreensível possível, fazendo com que até mesmo leigos entendam e se interessem por conteúdo cientifico é a missão da equipe de comunicação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A equipe esteve recentemente na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Vicente (SP), conversando com estudantes da área sobre o tema

Semana de Comunicação da Unisanta

No último dia 25, a jornalista, veterinária e analista de redes sociais do Projeto Albatroz, Juliana Justino, e a presidente de honra do Instituto Albatroz, Patrícia Palumbo, que também é jornalista especializada em radio e meio ambiente, participaram de palestras durante a Semana de Comunicação da Unisanta. No evento, elas contaram sobre a importância de se trabalhar nessa área. “Foi uma experiência bem bacana voltar à universidade onde eu me formei, falar um pouco sobre o meu trabalho e quem sabe inspirar os estudantes a seguirem pelo caminho da comunicação ambiental. É uma área muito importante, especialmente nos dias de hoje” afirmou Juliana que estreou sua primeira palestra representando o Projeto.

Já Patricia Palumbo, abordou o tema “Rádio e Meio Ambiente” e apresentou sua vasta experiência. Em sua palestra contou como era a divulgação e a conscientização da população em tempos que se não tinha a facilidade da internet. Ela explicou ainda como foi a sua experiência com o Projeto Baleia Azul da Rádio Vozes e aproveitou para mostrar como é unir a divulgação de noticias de meio ambiente com música.

Ambas as jornalistas apresentaram dados relevantes e os bastidores de como é o dia a dia do trabalho de comunicação ambiental.

Workshop sobre Divulgação Científica

No dia 10 de outubro, a assessora de imprensa Danielle Cameira e a analista de redes sociais Juliana Justino, ambas do Projeto Albatroz, conversaram com os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Biociência da Unesp. Durante o workshop, falaram sobre como funciona a parte de comunicação ambiental e divulgação científica do Projeto. Elas explicaram suas funções e a importância de se divulgar informações científicas com responsabilidade.

Um dos pontos abordados na atividade foi a necessidade de comunicação adequada entre o pesquisador e jornalista e, o fato de muitas vezes utilizarem na mídia termos técnicos de difícil compreensão, o que pode causar confusões. “Minha intenção foi mostrar para eles que mesmo equipes pequenas ou pesquisadores independentes sem verba para comunicação podem criar bons relacionamentos com a mídia em nome do bom jornalismo”, afirmou Danielle.

Palestras de comunicação

A equipe de comunicação realiza palestras sobre comunicação ambiental, redes sociais e divulgação científica. Interessados podem entrar em contato com Jéssica Branco, coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz pelo e-mail jbranco@projetoalbatroz.org.br

Texto: Stephanie Lia
Revisão: Jéssica Branco

IMG_8685 IMG_8796 IMG_8738

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais