Equipe de comunicação do Projeto Albatroz leva conhecimento para estudantes | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Equipe de comunicação do Projeto Albatroz leva conhecimento para estudantes

Foto Noti?cias_jujustino

Equipe de comunicação e presidente de honra do Instituto Albatroz debateram sobre a importância do jornalismo ambiental na busca de levar informação de qualidade e relevância à sociedade

Saber lidar com o público é essencial no momento de divulgar uma informação, principalmente quando se trata de meio ambiente. Disseminar conteúdo da forma mais compreensível possível, fazendo com que até mesmo leigos entendam e se interessem por conteúdo cientifico é a missão da equipe de comunicação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A equipe esteve recentemente na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Vicente (SP), conversando com estudantes da área sobre o tema

Semana de Comunicação da Unisanta

No último dia 25, a jornalista, veterinária e analista de redes sociais do Projeto Albatroz, Juliana Justino, e a presidente de honra do Instituto Albatroz, Patrícia Palumbo, que também é jornalista especializada em radio e meio ambiente, participaram de palestras durante a Semana de Comunicação da Unisanta. No evento, elas contaram sobre a importância de se trabalhar nessa área. “Foi uma experiência bem bacana voltar à universidade onde eu me formei, falar um pouco sobre o meu trabalho e quem sabe inspirar os estudantes a seguirem pelo caminho da comunicação ambiental. É uma área muito importante, especialmente nos dias de hoje” afirmou Juliana que estreou sua primeira palestra representando o Projeto.

Já Patricia Palumbo, abordou o tema “Rádio e Meio Ambiente” e apresentou sua vasta experiência. Em sua palestra contou como era a divulgação e a conscientização da população em tempos que se não tinha a facilidade da internet. Ela explicou ainda como foi a sua experiência com o Projeto Baleia Azul da Rádio Vozes e aproveitou para mostrar como é unir a divulgação de noticias de meio ambiente com música.

Ambas as jornalistas apresentaram dados relevantes e os bastidores de como é o dia a dia do trabalho de comunicação ambiental.

Workshop sobre Divulgação Científica

No dia 10 de outubro, a assessora de imprensa Danielle Cameira e a analista de redes sociais Juliana Justino, ambas do Projeto Albatroz, conversaram com os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Biociência da Unesp. Durante o workshop, falaram sobre como funciona a parte de comunicação ambiental e divulgação científica do Projeto. Elas explicaram suas funções e a importância de se divulgar informações científicas com responsabilidade.

Um dos pontos abordados na atividade foi a necessidade de comunicação adequada entre o pesquisador e jornalista e, o fato de muitas vezes utilizarem na mídia termos técnicos de difícil compreensão, o que pode causar confusões. “Minha intenção foi mostrar para eles que mesmo equipes pequenas ou pesquisadores independentes sem verba para comunicação podem criar bons relacionamentos com a mídia em nome do bom jornalismo”, afirmou Danielle.

Palestras de comunicação

A equipe de comunicação realiza palestras sobre comunicação ambiental, redes sociais e divulgação científica. Interessados podem entrar em contato com Jéssica Branco, coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz pelo e-mail jbranco@projetoalbatroz.org.br

Texto: Stephanie Lia
Revisão: Jéssica Branco

IMG_8685 IMG_8796 IMG_8738

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais