Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa juventude costeira em seminário do Ministério do Meio Ambiente | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa juventude costeira em seminário do Ministério do Meio Ambiente

2

Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Brasília para falar sobre a juventude costeira e marinha

Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para estimular a formação das juventudes e reconstruir o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente, o Seminário Nacional de Juventude, Meio Ambiente e Justiça Climática aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro, em Brasília, com uma série de dinâmicas, atividades educativas e discussões para construir uma agenda de juventudes para a COP30 e buscar soluções para o futuro do clima. Arianne Fonseca, educadora ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi selecionada por um grupo de jovens para viajar à capital federal e representar não apenas a instituição, mas também o Coletivo Jovem Albatroz, do qual faz parte.

Por meio da articulação entre jovens de diferentes realidades e regiões do país, o evento visou a formação política e o fomento à participação ativa na construção de políticas públicas. Com isso, o Ministério do Meio Ambiente quis aprofundar os potenciais dos jovens, com a proposição de soluções e estratégias para o enfrentamento das mudanças do clima, em prol de uma justiça climática que reconheça as demandas das juventudes de periferia, povos indígenas e comunidades tradicionais. 

Entre as principais atividades, os jovens apresentaram seus territórios, os desafios climáticos que enfrentam, como a juventude local se organiza para enfrentar tais desafios e ideias para superá-los, tendo em mente a importância do trabalho colaborativo, dinâmico e em rede. Arianne, por exemplo, integrou um grupo com outros 19 jovens para atuar como interlocutora da Mata Atlântica, representando a juventude costeira e marinha. 

Durante o evento, os participantes puderam fazer um intercâmbio de experiências com jovens articuladores de juventudes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), convidados pelo Governo Brasileiro. Segundo Arianne, foi valioso conhecer a experiência dos jovens de países africanos sobre a criação de políticas públicas e entender os problemas gerados pela crise climática em seus países e como a juventude está se mobilizando para enfrentá-los. “Nós compartilhamos, para além da língua, algumas problemáticas ambientais. Entendemos que juntos temos mais força para lutar pelas mudanças que queremos e acreditamos para a juventude", afirmou.

Ela explicou, também, que a participação no seminário foi importante, sobretudo, para colher informações que serão utilizadas na construção do novo Plano Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática (PNJMA). Para além dos eixos temáticos já propostos pelo ministério, os jovens puderam adicionar mais dois: “adaptação e mitigação da crise climática nos biomas” e “justiça socioambiental e violação dos direitos humanos". Arianne participou ativamente da criação do último eixo: "Pensamos sobre o que é necessário para proteger a juventude ambientalista, nossa saúde mental, e o nosso direito à permanência nos territórios. Em tudo que pude contribuir, adicionei a perspectiva da conservação marinha e costeira, além da relação das juventudes com a cultura oceânica".

Para finalizar, a educadora ambiental, que também é integrante do Coletivo Jovem Albatroz, criado pelo Projeto Albatroz para desenvolver novas juventudes ambientalistas, acrescentou que é importante para os jovens ocuparem espaços que promovam discussão e participação. “É muito interessante estarmos ali para podermos pautar assuntos que a gente construiu ao longo do tempo com as juventudes marinhas e costeiras e falar sobre como as mudanças climáticas estão impactando nossos territórios. É importante estarmos lá, incidindo em políticas públicas que fazem sentido para o nosso trabalho”. 

1 3 4

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais