X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Edição especial da Albatalks abordou ferramentas da educação ambiental para a conservação marinha

Albatalks educação ambiental para a conservação

No mês em que comemorou-se o Dia das Crianças, Dia do Mar e o Dia do Professor, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, organizou uma edição especial da Albatalks para discutir um tema muito relevante para estudantes e educadores: a educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha. A transmissão ao vivo foi realizada no dia 14 e está disponível na íntegra no canal do YouTube.

Liderada pela coordenadora de educação ambiental da instituição, Cynthia Ranieri, a Albatalks também contou com a participação das seguintes convidadas: Paula Montenegro, responsável pelo Programa Albatroz na Escola; Thaís Lopes, responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz; e Arianne Fonseca, bióloga integrante do Coletivo Jovem Albatroz.

Com o foco do mundo voltado às ações para conservação do oceano e suas zonas costeiras, bem como a disseminação de conhecimento sobre estes ecossistemas, estabelecidos pela Década do Oceano, a equipe de educação ambiental explicou as estratégias de cada uma de suas iniciativas em prol da conservação.

Programa Albatroz na Escola

A mais antiga delas é o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE), criado em 2011 com o objetivo de sensibilizar alunos e educadores para a conservação de albatrozes e petréis e do ecossistema costeiro como um todo. O programa é realizado dentro do ambiente escolar e em outros espaços educadores, promovendo atividades para os estudantes de diversas idades em várias regiões do Brasil. Mais de 30 mil pessoas já participaram das ações do PAE, e mais de 17 mil das atividades virtuais promovidas pelo Programa Albatroz em Casa (PAC), criado durante a pandemia para oferecer atividades para aulas aulas de ciências e biologia em parceria com professores de todo o país. Mais de 130 municípios em 22 estados, incluindo o Distrito Federal, participaram das ações do PAC.

Coletivo Jovem Albatroz

O Coletivo Jovem Albatroz (CJA) também é uma ferramenta importante da conservação e da sensibilização sobre o meio ambiente, pois é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Os jovens são protagonistas deste processo de educação, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade

Criado em 2015, o CJA já formou mais de 100 jovens de várias regiões do Brasil. Entre eles, Arianne Fonseca, bióloga que participa das ações do coletivo desde 2018, quando participou do curso de Educação Ambiental e Transição Educadora Ambientalista em Ambientes Costeiros e Marinhos. Na live, ela contou sobre suas experiências como membro da equipe pedagógica do último curso do CJA sobre a Década do Oceano, participações em eventos representando o coletivo, como a 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP, e atividades de voluntariado do Projeto Albatroz.

O programa de voluntariado e as ações do Coletivo Jovem Albatroz foram um divisor de águas na formação da atual responsável pelo CJA, Thaís Lopes. “Foi um grande aprendizado enquanto eu estava na universidade, porque pude colocar na prática aquilo que aprendia nas aulas”, conta. “Foi muito rico para minha carreira e também para que eu pudesse me encontrar na área que gostaria de trabalhar no futuro”.

Cynthia Ranieri ressaltou a importância das ações de educação ambiental para crianças e jovens para a formação de uma geração mais consciente e propositiva sobre a conservação costeira e marinha. Além do PAE e do CJA, ela afirmou que a construção do Centro Albatroz em Cabo Frio (RJ) permitirá ampliar ainda mais essas oportunidades de interação “Em breve, as crianças e jovens poderão nos visitar no Centro Albatroz para conhecer mais sobre o ecossistema marinho e costeiro e também participar das mais variadas atividades de  educação ambiental”, afirma.

Albatalks

As Albatalks são transmissões ao vivo no canal do YouTube do Projeto Albatroz, criadas para aproximar o público dos temas relacionados à conservação marinha e meio ambiente. A série de lives foi criada durante a pandemia do coronavírus para estimular a discussão sobre temas técnicos, como a ingestão de microplásticos por aves marinhas, reabilitação de albatrozes e petréis, captura incidental pela pesca e também as comemorações pelo Dia Mundial do Albatroz. Mais recentemente, as Albatalks passaram também a discutir temas relativos à educação ambiental e à comunicação.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais