Bitucas de cigarro são foco de clean up em Cabo Frio | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Bitucas de cigarro são foco de clean up em Cabo Frio

Fotos de Not?cias_Bitucas 1

Atividade realizada no Dia do Meio Ambiente reuniu mais de 30 voluntários para o pontapé inicial dos trabalhos de monitoramento do descarte deste material

As bitucas de cigarro são alguns dos resíduos encontrados em maior volume nas praias brasileiras e na Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), não é diferente. Integrante do Programa Bandeira Azul, que estabelece parâmetros de conservação, limpeza e acessibilidade, a praia recebeu uma ação de clean up especial no Dia do Meio Ambiente. Mais de 30 voluntários participaram das atividades, capitaneada pelo Bandeira Azul e diversos parceiros, entre eles o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

O impacto do lixo plástico no oceano na sobrevivência de animais aquáticos e aves marinhas, como é o caso dos albatrozes e petréis, já é amplamente conhecido pelo público e pela ciência. Porém, as bitucas de cigarro - também conhecidas como guimbas - também ameaçam o solo das praias e o mar com resíduos plásticos e metais pesados.

Esta primeira ação de clean up de bitucas teve o objetivo de informar o público sobre o potencial de contaminação das guimbas e dar o pontapé inicial no trabalho de monitoramento do descarte de bitucas de cigarro nas praias do Peró e Pontal do Peró.  Todos os meses, as instituições parceiras do Bandeira Azul, entre elas o Projeto Albatroz, vão coletar as guimbas nas praias e entregá-las à Universidade Veiga de Almeida (UVA) para análise e contagem.

A consultora de educação ambiental do Projeto Albatroz em Cabo Frio, Paula Montenegro, participou da ação e será uma das responsáveis pelo monitoramento mensal das guimbas. Segundo ela, é preciso que as pessoas conheçam o impacto das bitucas de cigarro, que podem parecer inofensivas, à vida e ao ecossistema marinho.

“Elas são compostas de acetato de celulose plastificante, que tem um potencial limitado de biodegradação e pode liberar metais pesados no oceano, colocando a vida marinha em perigo”, explica. “Mantendo a praia limpa, todos nós contribuímos para a conservação marinha”.

Parceria com a UVA

Desde 2014, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) mantém uma parceria com o Projeto Albatroz para a criação de uma base avançada na cidade de Cabo Frio. Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do Projeto para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. O Projeto Albatroz desenvolve ações de educação ambiental com os pescadores, alunos, professores e público em geral da região.

 

Fotos de Not?cias_Bitucas 2 Fotos de Not?cias_Bitucas 3

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais