X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Aves ameaçadas de extinção são tema de Exposição na FURG

Raphaela Gianuca Vaz, visitando a exposição

Cerca de 5.700 pessoas já visitaram a Exposição Permanente do Projeto Albatroz, em cartaz no Museu Oceanográfico “Professor Eliézer de Carvalho Rios”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurada em março, a Exposição tem como objetivo levar ao público informações sobre albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção e que ocorrem em grande incidência no litoral gaúcho. 

A Exposição é composta por cinco painéis informativos e uma réplica de um casal de albatrozes-viageiro (Diomedea exulans) em um ninhal, esculpida em fibra de vidro pelo artista plástico José Maurício de Oliveira Martins. Os painéis abordam o trabalho realizado pelo Projeto Albatroz para a conservação das aves, além de explicar a captura não intencional pelos barcos de pesca de espinhel pelágico e medidas para reduzir esse problema. 

Os albatrozes e petréis são atraídos pelas iscas lançadas pelos barcos de espinhel pelágico, uma técnica de pesca de alto-mar utilizada para pegar atuns, espadartes e tubarões. Na tentativa de comer as iscas, as aves ficam presas nos anzóis e, assim, morrem afogadas. Dessa forma, por ano e no mundo todo, morrem 100 mil albatrozes; no Brasil, são 10 mil. 

Uma das medidas para evitar esse problema é o toriline, equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves e impede que elas ataquem as iscas. 

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Crianças visitando a exposição Crianças visitando a exposição

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais