Aves ameaçadas de extinção são tema de Exposição na FURG
Cerca de 5.700 pessoas já visitaram a Exposição Permanente do Projeto Albatroz, em cartaz no Museu Oceanográfico “Professor Eliézer de Carvalho Rios”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurada em março, a Exposição tem como objetivo levar ao público informações sobre albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção e que ocorrem em grande incidência no litoral gaúcho.
A Exposição é composta por cinco painéis informativos e uma réplica de um casal de albatrozes-viageiro (Diomedea exulans) em um ninhal, esculpida em fibra de vidro pelo artista plástico José Maurício de Oliveira Martins. Os painéis abordam o trabalho realizado pelo Projeto Albatroz para a conservação das aves, além de explicar a captura não intencional pelos barcos de pesca de espinhel pelágico e medidas para reduzir esse problema.
Os albatrozes e petréis são atraídos pelas iscas lançadas pelos barcos de espinhel pelágico, uma técnica de pesca de alto-mar utilizada para pegar atuns, espadartes e tubarões. Na tentativa de comer as iscas, as aves ficam presas nos anzóis e, assim, morrem afogadas. Dessa forma, por ano e no mundo todo, morrem 100 mil albatrozes; no Brasil, são 10 mil.
Uma das medidas para evitar esse problema é o toriline, equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves e impede que elas ataquem as iscas.
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...
Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...
18/03/2025
18/03/2025 Leia mais
Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...
Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...
06/03/2025
06/03/2025 Leia mais