• Portugues
  • English
  • Spanish

Aves ameaçadas de extinção são tema de Exposição na FURG

Raphaela Gianuca Vaz, visitando a exposição

Cerca de 5.700 pessoas já visitaram a Exposição Permanente do Projeto Albatroz, em cartaz no Museu Oceanográfico “Professor Eliézer de Carvalho Rios”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurada em março, a Exposição tem como objetivo levar ao público informações sobre albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção e que ocorrem em grande incidência no litoral gaúcho. 

A Exposição é composta por cinco painéis informativos e uma réplica de um casal de albatrozes-viageiro (Diomedea exulans) em um ninhal, esculpida em fibra de vidro pelo artista plástico José Maurício de Oliveira Martins. Os painéis abordam o trabalho realizado pelo Projeto Albatroz para a conservação das aves, além de explicar a captura não intencional pelos barcos de pesca de espinhel pelágico e medidas para reduzir esse problema. 

Os albatrozes e petréis são atraídos pelas iscas lançadas pelos barcos de espinhel pelágico, uma técnica de pesca de alto-mar utilizada para pegar atuns, espadartes e tubarões. Na tentativa de comer as iscas, as aves ficam presas nos anzóis e, assim, morrem afogadas. Dessa forma, por ano e no mundo todo, morrem 100 mil albatrozes; no Brasil, são 10 mil. 

Uma das medidas para evitar esse problema é o toriline, equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves e impede que elas ataquem as iscas. 

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Crianças visitando a exposição Crianças visitando a exposição

Leia mais

+ Notícias

Foto_notícia (1)

Projeto Albatroz comemora 32 anos com avanços em ...

Entre as principais conquistas está a construção do primeiro Centro de Visitação, a ser inaugurado e...

20/07/2022

20/07/2022 Leia mais
Foto_notícia (4)

Jogo de Palavras do Albatroz une diversão e pensam...

Passatempo virtual foi lançado em comemoração aos 32 anos da instituiçãoUm dos principais objetivos ...

26/07/2022

26/07/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais