7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Projeto Albatroz destaca conquistas de 2024 | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Projeto Albatroz destaca conquistas de 2024

Caparevistasite

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, tem como missão garantir a conservação de albatrozes e petréis. Já a revista digital “Amar o Mar”, que chega à sua sétima edição, tem o objetivo de registrar as principais ações realizadas ao longo do ano. O material pode ser acessado e baixado gratuitamente na Biblioteca do site.

A publicação reúne reportagens que detalham as principais iniciativas da equipe do Projeto Albatroz em eventos relacionados aos diversos eixos do projeto. Esses eixos estão organizados em editorias que refletem o compromisso com a causa, como pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental, permitindo que o leitor acompanhe as informações mais relevantes. A revista também traz materiais para download, incluindo folhas de atividades para pintura e o calendário de 2025.

Um dos destaques foi o primeiro aniversário do centro de visitação, que teve entrada gratuita por um dia e contou com atividades sobre cultura oceânica, biologia e educação ambiental para celebrar a data. Além disso, a equipe do projeto visitou o veleiro da Família Schurmann em Santos, durante uma parada da expedição Voz dos Oceanos, para trocar experiências de conservação da biodiversidade marinha.

No eixo de Pesquisas, um estudo revelou os riscos da interação entre albatrozes e radiossondas meteorológicas. Quando abandonados no oceano, esses dispositivos podem causar emalhes, infecções e até a morte das aves. Outra pauta abordou a reabilitação e soltura de uma pardela-preta resgatada em Araruama (RJ), anilhada em território francês. A ave foi batizada de Rebeca em homenagem à ginasta brasileira que competiu nos Jogos Olímpicos de Paris. Além disso, o Instituto Albatroz devolveu ao mar o primeiro grupo de pinguins reabilitados pela instituição em Cabo Frio.

Na área de Políticas Públicas, o Projeto Albatroz participou da 14ª Reunião do Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), no Peru, debatendo estratégias de proteção e atualização de dados. As delegações alertaram para os impactos da emergência climática sobre essas espécies. Outro tema abordado foi a visita da secretária-executiva do ACAP ao Projeto Albatroz durante sua passagem pelo Brasil. Além disso, Tatiana Neves, coordenadora-geral do projeto, e Caio Azevedo Marques, gerente de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade, foram nomeados para o Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho Laje de Santos.

Na editoria de Educação Ambiental, a iniciativa “Arca do Saber”, promovida pelo Projeto Albatroz e Jovens Propágulos, destacou a importância dos manguezais da Baixada Santista no sequestro e acúmulo de carbono, envolvendo jovens das comunidades locais. Além disso, a instituição também recebeu escolas e desenvolveu ações de Educação Ambiental importantes para a integração do centro de visitação com a sociedade na Região dos Lagos. Em uma mobilização para chamar a atenção para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, mais de 60 participantes coletaram 100 kg de resíduos da Laguna de Araruama e da área de manguezal próxima ao Centro de Visitação, contribuindo significativamente para a conservação do meio ambiente.

Quando o assunto é Comunicação Ambiental, o Projeto Albatroz teve presença de destaque na SP Ocean Week 2024, com a presença de sua fundadora no talk-show de abertura, além da participação no evento com estande na área de exposição e palestra sobre observação de aves marinhas e cetáceos. Reforçando seu compromisso com a comunicação ambiental e a conscientização sobre a importância da conservação das espécies marinhas, o projeto também apresentou a palestra "Observação de Albatrozes e Turismo Ecológico" durante o Avistar Rio 2024.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Foto_Noti?cia

Aos 74 anos, albatroz mais longeva do mundo gera m...

Anilhada em 1956, estima-se que Wisdom teve mais de 30 filhotes até agora. Ave é a mais longeva de q...

13/02/2025

13/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais