• Portugues
  • English
  • Spanish

Ensino Fundamental II

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatrozes e Petréis e do ecossistema costeiro como um todo. O programa é realizado dentro do ambiente escolar e em outros espaços de ensino, promovendo atividades para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e Educação para Jovens e Adultos (EJA) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A metodologia do Ensino Fundamental II é a seguinte:

Gincana Albatroz

A palestra se transforma em um jogo chamado ‘Gincana Albatroz - Navegando no Mundo das Aves Marinhas, que utiliza como método de ensino um quiz dinâmico e interativo. Esta atividade visa à interação dos alunos, enfatizando valores como: importância da contribuição individual para o grupo, sentido de equipe, solidariedade, saber vencer com humildade, aceitar a derrota momentânea como apelo à busca de uma qualidade maior. Antes de começar o jogo, os estudantes são divididos em grupos que representam embarcações de pesca que irão a alto-mar para encontrar albatrozes e petréis.

Durante o jogo de perguntas e respostas são exibidas imagens e vídeos sobre a ecologia das aves, as medidas mitigadoras para a redução das capturas incidental por barcos de pesca e também as animações da Albatrupe - uma criação do Projeto Albatroz e da Lightstar Studios.

O objetivo é que cada equipe (ou embarcação) construa seu próprio toriline - linha com fitas coloridas que espantam as aves dos anzóis -, protegendo os albatrozes e petréis da captura. Para isso, os alunos devem acertar o maior número de respostas possíveis, uma vez que cada questão correta equivale a uma nova fita colorida para o toriline da equipe.

Neste momento, a gincana aborda conceitos sobre a biologia e ecologia das aves oceânicas e a importância da conservação marinha para a qualidade de vida e o bem-estar planetário, respeitando o direito à vida e ao ambiente saudável para os seres humanos e demais espécies marinhas.

Neste módulo do Programa, a participação dos educadores se dá junto com os alunos. Para esta ação, em especial, as escolas devem possuir sala ou auditório equipados com datashow e caixa de som com microfone, sendo inviável a realização das atividades sem eles.

Como levar as ações do Programa Albatroz na Escola para sua escola?

As escolas interessadas em aderir às atividades do Programa Albatroz na Escola podem entrar em contato pelo telefone: (13) 3324-6008. A adesão é gratuita.


Leia mais

+ Albatroz na Escola

Ensino Médio e EJA...

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatroz...

09/01/2018 Leia mais

Ensino Fundamental I...

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatroz...

01/10/2017 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais