X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Em poucos minutos vídeo sobre Pesca Segura traduz resultados de testes científicos

Captura de Tela 2016-11-30 a?s 18.01.28

Uma das tarefas mais relevantes do Projeto Albatroz é a de conscientizar os pescadores quanto à realização de uma pesca segura e sustentável. Para tanto, a equipe técnica do Projeto se dedica há 26 anos na realização de educação ambiental nos portos de pesca e a bordo de embarcações. Uma nova ferramenta para este trabalho acaba de ser lançada, um vídeo educativo que resume dados científicos de dois anos de pesquisa e apresenta de forma simples e clara a mais importante medida para proteção de albatrozes, petréis e pescadores: o Peso Seguro.

Com recursos do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) e o apoio da Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), BirdLife International e SAVE Brasil, o Projeto Albatroz como membro do Programa Albatross Task Force (ATF) realizou diversos testes detalhados em um paper que comprovaram a eficácia do Peso Seguro. Todo o trabalho que inclui também produção e filmagens foi realizado com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

É muito importante proteger albatrozes e petréis, mas também os pescadores. Por isso o Projeto busca sempre encontrar a melhor maneira de cuidar da vida marinha, sem prejudicar o trabalho do pescador que é um parceiro nessa missão. O resultado de anos de trabalho com o experimento foi: “Usar o peso mais próximo do anzol evita a captura das aves. Pode ser feito de maneira segura e sem causar prejuízo ao pescador” afirma Tatiana Neves, Coordenadora Geral do Projeto Albatroz.

Com aproximadamente seis minutos de duração, o vídeo foi dirigido por Raquel Pellegrini e equipe. Ela conta que foi um trabalho muito bom e desafiador de se fazer. Segundo ela, o maior desafio foi encontrar uma linguagem que fosse didática e informativa, sem ser extensa. “No final, o resultado ficou bem bacana. O vídeo fala com o pescador, que é o público-alvo, mas também com o público de uma maneira geral.”, disse a diretora.

O roteirista Edison Fernandes também compartilha da mesma satisfação em participar da criação do vídeo: “É sempre um grande prazer trabalhar com o Projeto Albatroz e dessa vez não foi diferente. E o mais legal foi poder me sentir participante direto de uma causa que aprecio tanto.”, completou.


Leia mais

+ Notícias de Pesquisas

Captura_paper_01

Pesquisa revela que albatrozes sofrem com bicos co...

De acordo com o Projeto Albatroz, intensificar o trabalho de educação ambiental é a chave para prote...

28/11/2020

28/11/2020 Leia mais
Revista Virtual Amar o Mar - Edicao 3

Amar o Mar: confira a edição especial de aniversár...

Celebrando os 30 anos de história da instituição, edição de aniversário conta com conteúdo exclusivo...

13/08/2020

13/08/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais