Programação do Dia do Austista conta com a participação do Projeto Albatroz em Cabo Frio
Roteiro desenvolvido para o Centro Dia privilegiou convivência, conhecimento e bem-estar como formas de inclusão social dos assistidos
O Centro de Visitação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, integrou a programação especial do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A iniciativa fez parte das atividades do Centro Dia, serviço socioassistencial da Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio, que atende pessoas com deficiência a partir dos 18 anos. Com foco na inclusão social, o roteiro foi pensado para promover a convivência, o conhecimento e o bem-estar por meio de uma experiência imersiva com a temática da conservação marinha e a interação com elementos da fauna oceânica.
Com seus quatro pavilhões, a exposição do Projeto Albatroz destaca conhecimentos e experiências sobre a biodiversidade marinha e a cultura oceânica. O circuito proporciona, em cada espaço, estímulos diferenciados, conferindo à atividade não só um caráter educativo, como também social, cognitivo e afetivo, como ressaltou o coordenador do Centro Dia, João Pedro Rabelo: “Para muitas pessoas com deficiência, ver o fóssil de uma baleia ou conhecer essa ave incrível que cruza os oceanos, como o albatroz, não é experiência comum.’ – enfatiza o coordenador ao relembrar os momentos mais emocionantes da visitação e considera: “O acesso ao conhecimento, à natureza e à cultura precisa ser para todos. E foi isso que aconteceu neste passeio: olhos brilhando, sorrisos que não cabiam no rosto e aquele silêncio de admiração que diz mais do que qualquer palavra.”
A atividade mobilizou 50 assistidos e um total de 67 participantes. O monitor do Projeto Albatroz, Vitor Ribeiro, teve sua primeira experiência de mediação com um grupo atípico e falou do potencial para a sensibilização para conservação dos oceanos para públicos cada vez mais diversos:
“O que mais me encantou foi perceber que o Centro de Visitação pode proporcionar uma diversidade de interações sendo um espaço múltiplo em oportunidades para as pessoas que vêm nos visitar – pontua o monitor e destaca, ainda, sobre a visita: “ Alguns visitantes mostraram grande curiosidade e me encheram de perguntas; outros falaram um pouco menos e alguns, só se dedicaram à observação e isso me permitiu ter um olhar para as pessoas cada vez mais novo, reconhecendo que cada um tem seu próprio modo de curtir o espaço Albatroz, a exposição e a própria vida. Hoje foi uma celebração da diversidade.”
O papel social do Projeto Albatroz
O educador ambiental do Projeto Albatroz Alessandro Andrade trabalha com foco no relacionamento com as comunidades e reforça a importância de grupos diversos e representativos se apropriarem do espaço:
“Estar incluído na programação do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sendo reconhecido como um espaço para a sociabilidade, a educação e a cultura capaz de abraçar públicos diversos é um grande privilégio. A cidade, o meio ambiente e, principalmente, os cidadãos ganham muito ao ocupar espaços capazes de acolhê-los e fazer sentir-se pertencentes.”
Como forma de apoio à causa, a equipe do Centro de Visitação utilizou o uniforme azul para recepção do grupo, que é a cor símbolo da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, distribuiu o boné, também, na cor azul do Projeto Albatroz aos participantes da atividade. Para o coordenador do Centro Dia, a ação simbólica fez todo sentido:
“O acolhimento da equipe do Projeto foi essencial para o bem-estar do grupo, a inclusão e a percepção do respeito. Com isso, o aprendizado torna-se mais poderoso. Porque não se trata apenas de ver. É sobre sentir, pertencer, fazer parte.”
Leia mais
+ Notícias

Conferências estaduais de meio ambiente têm partic...
Representantes integraram as delegações de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, propondo s...
17/03/2025
17/03/2025 Leia mais
Bandeira Azul: Projeto Albatroz participa das inic...
A ação em Saquarema é voltada à comunidade local e aos turistas, atendendo a um dos critérios para a...
17/02/2025
17/02/2025 Leia mais