X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

5° edição do Boletim Técnico traz avanços de pesquisas feitas pelo Projeto Albatroz

capa

Documento online disponibiliza pesquisas sobre pescarias pouco estudadas e questões técnicas relacionadas às políticas públicas de conservação nacionais e internacionais.

Publicado anualmente com o objetivo de informar o público sobre a evolução das pesquisas científicas desenvolvidas pela equipe técnica do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, o Boletim Técnico Científico do Projeto Albatroz chegou à 5ª edição e pode ser lido gratuitamente neste link.

Ele contém quatro artigos científicos assinados por membros da instituição e também colaboradores como: Augusto Silva Costa, Dimas Gianuca, Eduardo Pimenta, Gabriel Canani Sampaio, Juliana Saran, Luiza Garcia, Patricia Pereira Serafini e a fundadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves - que também assina a apresentação do documento.

O primeiro capítulo apresenta, pela primeira vez, informações sobre a variação sazonal, a cada estação, da captura incidental de albatrozes e petréis nas pescarias de linha-de-mão e espinhel “boiado”, para dourado, largamente utilizadas pelas frotas pesqueiras do sudeste brasileiro, como de Cabo Frio (RJ) e de Itaipava (ES). Este estudo é fruto de um esforço conjunto da equipe técnica do Projeto Albatroz e conta com o apoio do Prof. Eduardo Pimenta da Universidade Veiga de Almeida (UVA), parceiro fundamental para a coleta de dados do Albatroz em Cabo Frio.

Com base em dados coletados pelos observadores de bordo do Projeto, que inclui informações sobre 927 lances de pesca entre 2002 e 2018, o segundo capítulo analisa as agregações de albatrozes e petréis associadas a barcos de pesca de espinhel pelágico que operam no sul do Brasil. Este estudo ilustra a importância global das águas sul-brasileiras como área de alimentação para albatrozes e petréis e como a abundância e a composição de espécies varia sazonalmente.

Políticas públicas

Além de subsidiarem novos estudos, as pesquisas científicas também contribuem para a criação de políticas públicas nacionais e internacionais. Prova disso são os temas dos dois últimos capítulos do Boletim, que tratam do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) e Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), respectivamente.

No primeiro, é apresentado um compilado sobre as ações implementadas no PLANACAP em seu último período. Já no segundo, o Projeto Albatroz lista os principais resultados da 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP (AC11) que, neste ano, foi realizada em Florianópolis (SC).

Na ocasião, puderam discutir estratégias de conservação em escala global, além de apresentar o Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP) - iniciativa lançada pelo Projeto Albatroz com coordenação do CEMAVE/ICMBio e apoio da R3 Animal - para cientistas estrangeiros, além do trabalho do Programa de Monitoramento de Praias (PMP). O PMP é uma iniciativa da Petrobras que vistoria 1.500 km de praias e promove o atendimento veterinário de aves, mamíferos e tartarugas, vivas ou mortas - algo inédito no exterior.

Para o coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, o documento é relevante para os acadêmicos da área, mas também é acessível para estudantes e demais interessados. “O Boletim Técnico Cientíifco do Projeto Albatroz é um instrumento de divulgacao científica, com o objetivo de apresentar os resultados dosestudos realizados pelo Projeto e seu colaboradores, em português e de livre acesso, para ser utilizado tanto academicamente quanto para divulgação das nossas pesquisas para o público em geral”, afirma o coordenador.

 

Texto: Stephanie Lia
Revisão: Danielle Cameira e Jéssica Branco 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais